Contente
O Excel é usado por muitas empresas como uma forma leve de banco de dados e de gerenciador de contatos; uma das coisas que esse tipo de tarefa empresarial exige é comparar de listas de contatos e encontrar entradas duplicadas. Felizmente, a função CONT.SE do Excel torna isso fácil, mesmo ao comparar duas planilhas diferentes na mesma pasta de trabalho.
Instruções
A função CONT.SE do Excel pode ser usada para verificar registros duplicados em várias listas (computer image by blaine stiger from Fotolia.com)-
Abra sua planilha e verifique se você sabe quais são as colunas com os dados que você deseja comparar. Este exemplo vai pressupor que os dados se encontram na coluna A e que as duas listas a serem comparadas estão em duas planilhas diferentes, uma chamada Plan1 e a outra Plan2 em uma mesma pasta de trabalho.
-
Insira a seguinte fórmula na célula B1 da Plan1. =CONT.SE(Plan1A:A,Plan2A:A). Tecle "Enter. Se o registro for único (não aparece em nenhuma das listas), o valor será 0.
-
Copie a fórmula da célula B1 para quantas linhas forem necessárias na Plan1.
-
Selecione as colunas A e B e clique na aba Início (no Excel 2007) e selecione Classificar e Filtrar. Escolha filtrar os resultados da coluna B em ordem crescente. Isso vai deixar os resultados "0" no topo da lista e todos os registros duplicados no final da lista.
Dicas
- Esta técnica pode ser aplicada para verificar registros duplicados em outras pastas de trabalho, basta fazer a função CONT.SE referenciar planilhas de uma pasta de trabalho externa. No geral, é melhor copiar o conteúdo dessas pastas de trabalho distintas em uma mesma pasta de trabalho e a técnica aqui descrita, pois referenciar pastas de trabalho externas pode causar erros caso uma das pastas referenciadas for movida ou tiver o nome alterado.
- A fórmula CONT.SE modificada ficaria assim, caso a Plan2 estiver em uma pasta de trabalho chamada DadosDois.xls:
- =CONT.SE(Plan1A:A,'[DadosDois.xls]!Plan2'A:A)
Aviso
- Grandes quantidades de funções CONT.SE podem deixar os cálculos do Excel bem lentos; depois que você classificar seus registros únicos, apague a coluna com os resultados do CONT.SE antes de continuar trabalhando com os dados.
O que você precisa
- Excel 2007 ou Excel 2010