Contente
- O solo contaminado apresenta riscos à saúde
- Poluentes no solo desequilibram o ecossistema
- O solo contaminado destrói a vida animal
A preocupação sobre os riscos à saúde presentes pela contaminação do solo ou outras mudanças na composição do ecossistema natural é um problema grave em todo o mundo. A contaminação do solo é a consequência da inserção de vários materiais nocivos ou produtos químicos xenobióticos (feitos pelo homem) no solo em níveis inaceitáveis.
Solo contaminado (cracked soil image by Ana de Sousa from Fotolia.com)
O solo contaminado apresenta riscos à saúde
O contato direto com o solo contaminado, a inalação de fumaça ou vapores de poluentes ou o consumo de água contaminada pelo escoamento do solo podem ter um impacto adverso nos seres humanos, animais, aves, peixes e outros organismos vivos. O solo utilizado para cultivar alimentos para o consumo humano apresenta a maior preocupação. No entanto, o solo encontrado nos pátios escolares, parques e outras localizações, onde as crianças podem ter contato direto, requer a recuperação. Metais pesados como arsênio, chumbo e crômio no solo apresentam aumento nos incidentes de câncer, defeitos congênitos e leucemia. A jardinagem caseira é uma tendência que está crescendo cada vez mais, pois as pessoas utilizam esse método orgânico para evitar os perigos de pesticidas nocivos, herbicidas tóxicos e adubos comerciais que podem contaminar o solo.
Vida nos oceanos (tropical fish school image by Shannon Workman from Fotolia.com)
Poluentes no solo desequilibram o ecossistema
A contaminação do solo é frequentemente o resultado da infiltração do lixo de aterros, a ruptura dos tanques de armazenamento subterrâneos, precipitados ácidos, precipitação radioativa, descarte de combustível, descarte direto de produtos químicos ou infiltração da água de superfícies poluídas em camadas inferiores à superfície. O solo poluído produz frutos secos e enfraquecidos que podem conter materiais nocivos. Os efeitos do solo contaminado na agricultura são demonstrados na redução da fertilidade, diminuição da produção, redução da fixação de nitrogênio atmosférico, erosão e desequilíbrio da flora e fauna do solo.
Os aterros poluem o solo (garbage image by Mat Hayward from Fotolia.com)
O solo contaminado destrói a vida animal
O solo contaminado pode levar à perda de ovelhas e gados domésticos e outras fontes de alimento animal, bem como os animais selvagens. O solo poluído e infértil aumenta o custo de produção de frutos e pode reduzir a vegetação selvagem que fornece abrigo e habitat aos pássaros e animais pequenos. Quando consumimos animais criados com alimentos do solo poluído, os riscos à saúde aumentam.
A recuperação do solo tem um custo alto (money money image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)