Contente
Como orgulhoso proprietário de um violão elétrico acústico, uma de suas prioridades máximas é provavelmente manter o violão com aspecto brilhante e novo. Infelizmente, acidentes acontecem, e é comum a pintura de instrumentos mais antigos descamar e lascar com o tempo. Com algumas técnicas simples e cuidados adequados, você pode restaurar seu violão ao seu estado original e deixá-lo como novo.
Instruções
É comum a pintura de instrumentos mais antigos descamar e lascar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Verifique se seu violão possui lascas e riscos. Geralmente, se você arranhou ou lascou o acabamento de seu violão, o estrago irá atingir somente o revestimento. Transpiração, poeira ou sujeira nas mãos provavelmente se acumularam na área lascada. Limpe a área afetada com álcool para limpeza ou nafta, e deixe-a secar totalmente.
Limpe a área afetada com álcool (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images) -
Aplique uma camada de verniz no lascado, e espalhe-o de modo uniforme com um palito de dentes ou escovinha. Deixe o reparo secar por uma noite e inspecione o lascado novamente. Você provavelmente precisará repetir o processo algumas vezes. O verniz acabará formando uma saliência na superfície do violão. Lixe esta saliência com uma lixa fina e com uma mais fina ainda. Dê polimento no local do conserto usando um composto para polir. Para lascados que vão além do revestimento, veja o próximo passo.
Você precisará de uma lixa fina (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images) -
Escolha uma tinta de cor um pouco mais clara que o tom de seu violão. Simplesmente adicione uma gota desta tinta no local lascado e deixe-o secar. Se a cor não ficar igual, adicione mais uma gota de tinta de uma tonalidade um pouco mais escura. Quando atingir a cor desejada, continue seguindo a segunda parte do passo anterior, adicionando o verniz e polindo o local.
Escolha uma tinta de cor um pouco mais clara que o tom de seu violão (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images) -
Determine a cor com maior precisão quando se tratar de um conserto maior. Conversar com um fabricante de violões te dará alguma informação sobre o tipo exato de acabamento que foi usado em um modelo em particular. Entretanto, é importante lembrar que o envelhecimento e os fatores ambientais irão gradualmente alterar o acabamento do violão ao longo do tempo. Dê polimento no local do reparo antes de acertar a cor para se ter uma ideia melhor sobre a cor original.
Seja mais preciso na determinação da cor se a área a ser consertada for maior (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images) -
Considere substituir todo o acabamento do violão se a área lascada for muito grande, ou se a lasca retirou a pintura de uma área difícil, por exemplo uma área degradê do violão. Certifique-se de usar óculos e luvas de proteção quando trabalhar com solventes. A vantagem deste método é poder escolher um padrão de acabamento totalmente novo para seu violão.
Pinturas em degradê oferecem um desafio a mais (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)
Procure por lascas e riscos em seu violão
Dicas
- Tenha paciência quando estiver consertando um lascado na pintura. É muito possível piorar o problema, ou danificar a estrutura do violão, se você não for cuidadoso.
Aviso
- Não utilize nenhum solvente mais forte do que o álcool de limpeza, pois ao fazê-lo, você poderá realçar o problema.
O que você precisa
- Nafta (fluido de isqueiro) ou álcool isopropílico (para limpeza)
- Palito de dentes
- Lixa fina
- Verniz
- Tinta
- Composto para polimento