Contente
Uma prancha de surf de epóxi danificada pode não ter mais conserto caso não se tomem medidas a tempo. Fendas na casca podem permitir que a água corra através do epóxi duro e estrague a espuma macia dentro, tornando-a instável. Não se pode consertar uma prancha de espuma de epóxi da mesma forma que se conserta uma de resina, pois isso pode acabar fazendo mais mal que a água salgada.
Instruções
Uma prancha de surf de epóxi danificada pode não ter mais conserto caso não se tomem medidas a tempo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)-
Seque a prancha de surf. Ponha-a ao sol até que a área dentro e ao redor da fenda esteja completamente seca. Use um secador de cabelo para acelerar o processo.
-
Apare todos os pedaços estilhaçados da área danificada com uma tesoura resistente. Lixe a área para ajudar na ligação da resina de reparo na prancha. Limpe a superfície com uma flanela (pano com uma superfície pegajosa) para remover todos os fragmentos soltos e serragem que permanecerem.
-
Misture a resina epóxi a um catalisador de endurecimento. Não use resina de poliéster, ou o epóxi da prancha derreterá. Adicione um corante em pó que combine com a cor da prancha para a resina.
-
Aplique fita adesiva ao redor da área danificada. A fita funciona como uma borda para evitar que a resina se espalhe pela superfície da prancha.
-
Espalhe a resina já misturada ao corante sobre a área danificada. Não deixe que se espalhe além da barreira da fita.
-
Corte um pedaço retangular de papel de fibra de vidro grande o suficiente para cobrir a área danificada na placa. Coloque o papel na resina molhada e alise. Aplique uma camada extra de resina epóxi sobre o papel de fibra de vidro.
-
Coloque a prancha ao sol para secar a resina (entre uma e duas horas). Depois que a resina tiver tido tempo de secar, mas ainda estiver um pouco macia (ao tocá-la percebe-se uma textura ligeiramente pegajosa), corte o excesso de papel de fibra de vidro e retire a fita. Alise o papel e deixe-o para terminar a secagem por no mínimo 24 horas.
-
Lixe a resina seca para alisá-la. A resina epóxi é difícil de ser lixada, então use uma lixadeira elétrica para obter os resultados mais rápidos e mais suaves. Caso não tenha acesso a uma lixadeira elétrica, lixe a área vigorosamente a mão e substitua a lixa muitas vezes (sempre que notar áreas sobre o papel onde o epóxi raspou a lixa).
O que você precisa
- Secador de cabelo
- Tesoura
- Lixa
- Flanela
- Fita adesiva
- Resina epóxi
- Catalisador de endurecimento
- Colorante em pó
- Pincel
- Papel de fibra de vidro
- Lixadeira elétrica de cinta larga