Contente
Graças à durabilidade e versatilidade do tecido, o poliéster é uma escolha comum para várias necessidades domésticas. O tecido, forro e adorno das janelas são muitas vezes feitos de poliéster puro ou misturado. A poeira e outras sujeiras transportadas pelo ar acabam pousando nas cortinas de poliéster, fazendo com que apresentem um tom amarelado e sujo. Mas isso não é motivo de desespero – você pode deixar suas cortinas brancas novamente com um processo bem rápido.
Instruções
Deixe suas cortinas brancas e lindas (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Encha a máquina com água fria e adicione as cortinas. O tecido de poliéster é lavável e muito durável, podendo ser colocado na máquina sem problemas.
-
Acrescente o bicarbonato de sódio e o vinagre quando a máquina começar a se agitar. Isso causará um pouco de espuma, borbulhando, com os ingredientes colidindo e reagindo. O vinagre é um produto de limpeza natural assim como o bicarbonato de sódio. Quando combinados, você alcança o dobro do poder de limpeza e clareamento para remover todo o acúmulo amarelado na costura das suas cortinas.
-
Deixe o ciclo de lavagem terminar. Isso não só retirará a sujeira das cortinas, mas também irá esfregá-las e enxaguá-las para que, ao serem retiradas da máquina, estejam totalmente brancas.
-
Remova as cortinas e pendure-as para secar. Se possível, pendure as cortinas pelo topo, para que não criem dobras quando você for devolvê-las à janela. Se precisar pendurá-las sobre o varal, movimente-as bastante enquanto secam, para evitar dobras e amassos. O poliéster costuma manter sua forma, sem enrugar ou amassar tão fácil quanto o algodão e outros tecidos.
-
Quando as cortinas estiverem completamente secas, pendure-as na janela novamente.
Dicas
- Embora esses passos sejam geralmente seguros para clarear suas cortinas de poliéster, sempre é necessário consultar a etiqueta do fabricante para instruções de cuidados.
O que você precisa
- 500 ml de vinagre branco
- 225 gramas de bicarbonato de sódio
- Máquina de lavar
- Varal