Contente
Os parabenos são conservantes sintéticos muito encontrados em cosméticos e produtos de higiene pessoal como sabonetes, hidratantes, cremes de barbear e desodorantes. Os tipos mais comuns são o metilparabeno, propilparabeno e butilparabeno. Os produtos químicos nos parabenos são semelhantes aos de usos industriais em solventes, descongelantes, refrigerantes e lubrificantes. Esses ingredientes também são cancerígenos. Existem outras alternativas sintéticas e naturais aos parabenos, que utilizam óleos e extratos de plantas ou produtos químicos mais benignos.
Derivados de plantas são alternativas naturais aos parabenos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Óleos, vitaminas e ervas
Óleos essenciais, extratos, vitaminas e ervas são conservantes naturais que repelem bactérias. Eles não têm a toxicidade dos sintéticos e ainda assim são eficazes. Porém, devem ser usados a curto prazo pelas pessoas que usarão um produto rapidamente. A maioria dos óleos e extratos estraga relativamente rápido e só pode ser usada por no máximo um ano. Uma desvantagem aos óleos essenciais e vitaminas é que eles devem ser usados em grandes concentrações a fim de preservar um produto, e isso pode ser mais caro.
Benzoato de sódio
O benzoato de sódio é encontrado em produtos de cuidados pessoais. Ele é um ingrediente em saladas, geleias, molhos e bebidas carbonatadas. Também é conhecido como um conservante 100% natural, sem efeitos colaterais e por não ser caro para produzir. O benzoato de sódio ocorre naturalmente em frutas e raízes na natureza. Oxicocos, ameixas, canela, cravo e maçãs todos contêm essa substância.
Etilhexilglicerina
A etil-hexil-glicerina é um composto sintético que vem de grãos e plantas. Ele rompe as paredes celulares dos micro-organismos, consequentemente matando-os. Esse composto é conhecido por ser uma alternativa segura aos parabenos, embora tenha a desvantagem de irritar a pele. Dois estudos, um na Bélgica pelo Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário e um no jornal Contact Dermatitis encontraram uma instância superior de irritação da pele ao ao usar a etil-hexil-glicerina.
Fenoxietanol
O fenoxietanol é derivado do álcool éter. Ele é um composto sintético aceito como uma alternativa aos parabenos, mas com um pouco de controvérsia. É um conservante potente e não é caro para produzir, mas tem a desvantagem de conter produtos químicos cancerígenos. No entanto, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos aprovou o composto como um aditivo alimentar, assim como para o uso em cosméticos.