Contente
O alaúde chegou pela primeira vez à Europa como o "oud" árabe durante as conquistas mouras na Espanha no começo do século 8. No século 14, eles haviam se espalhado por toda a Europa. Hoje, os amantes da música medieval e entusiastas da Renascença se certificam de que o alaúde continue a ser apreciado. Alaúdes industrializados custam centenas de milhares de reais. Todavia, com o tempo, paciência e ferramentas apropriadas, você pode fazer um por uma fração do preço.
Instruções
Alaúde (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
Faça desenhos em escala da visão superior e lateral de seu alaúde. Como não há um tamanho padrão para esses instrumentos, esses valores ficam a critério do fabricante. Eles geralmente medem de 45 a 60 cm de comprimento por 20 a 30 cm de largura. A proporção costuma ser da largura, medindo aproximadamente a metade do comprimento total. Visite um festival renascentista ou museu para ter uma ideia do tamanho de alaúde que você gostaria de fazer e faça seu desenho a partir desta investigação. Os componentes chave que devem ser incluídos no desenho são: a forma côncava, o comprimento das cordas, a posição da pestana, a posição do cavalete, o ponto onde o braço e o corpo se encontram, e o número e a posição dos trastes. Deve haver no mínimo oito trastes, sendo mais comum haver nove trastes.
-
Construa o molde do bojo do alaúde em profundidade. Corte o desenho de visão lateral do bojo e trace a forma, exceto o tróculo, em sua chapa aglomerada. Usando uma serra de fita, corte esse formato da chapa aglomerada.
-
Construa as tiras para o molde. Corte o desenho da visão superior e coloque-o sobre o meio da peça do bojo. Desenhe e corte cada uma das tiras em sua chapa aglomerada e cole-as no molde do bojo com cola de madeira.
-
Construa o tróculo. Usando uma peça de madeira serrada dimensional, corte a forma básica do tróculo com uma serra de fita. Use a lima de madeira e a lixa para finalizar a peça e fixe-a, temporariamente, com um ou dois pregos, no topo do corpo do molde, de onde o braço se projetará.
-
Corte as pautas das tiras do alaúde. Disponha a madeira que você usará para construir o corpo de seu instrumento de modo que ela represente o padrão que você quer na peça final. A forma de cada pauta será diferente, dependendo da forma final de seu alaúde, todavia, as pautas geralmente convergem para o mesmo ponto nas duas extremidades.
-
Comece a construir o bojo do alaúde. Posicione as pautas sobre o molde, colando suas extremidades e cada pauta ao tróculo. Use alfinetes ou fita crepe para segurar as pautas no lugar, sobre o molde, até que a cola seque.
-
Remova o bojo do molde. Remova os pregos que unem o molde ao tróculo e cuidadosamente retire o molde. Cole fita adesiva em cada linha de junção da parte de dentro do bojo para fortalecer essas áreas.
-
Construa o braço, o cravelhal e o cavalete do alaúde. Use os desenhos de escala para criar o braço do alaúde com os trastes e instale a pestana. Utilize uma furadeira para fazer cada um dos buracos do cravelhal. Deixe um espaço uniforme para acomodar o número de cravelhas do seu projeto. O número de cravelhas indicará o número de cordas de seu alaúde. Os buracos devem ser compensados com a haste da cravelha de um lado, estendendo-se até espaço entre duas cravelhas do lado oposto. Certifique-se de que seu cravelhal e o espaçamento dos buracos permita o livre movimento de cada cravelha sem atingir outras cravelhas próximas a ela. Acople o cravelhal ao braço e, em seguida, cole essa nova peça no tróculo. Use a serra de fita para cortar a forma do cavalete e finalize com a lima de madeira e a lixa.
-
Construa o tampo. Trace a forma do tampo na madeira do tampo e corte com a serra de fita. Transfira o desenho da rosácea desejado -- o complexo corte em mosaico circular no tampo que facilita a propagação do som das cordas através do corpo oco -- para o tampo e recorte-o cuidadosamente, antes de adicionar finas tiras de madeira coordenadas para dar-lhe suporte do lado de trás.
-
Monte o alaúde. Cole o tampo no lugar e, sobre ele, o cavalete. Insira as cravelhas no cravelhal e, assim que a cola estiver completamente seca, ponha as cordas no alaúde, através do cavalete, até as cravelhas.
Dicas
- Como os alaúdes variam em forma e tamanho, use seus desenhos de escala para determinar a quantidade e dimensões de madeira que você precisará para construir o molde e o alaúde em si.
- Um décimo traste é, às vezes, posicionado no lugar onde o braço se une ao corpo do alaúde.
- Uma variedade de tipos de madeira pode ser usado na construção de um alaúde, incluindo: nogueira, pinheiro, bordo, amoreira, pereira, buxo e damasco.
- Use cartolina para fazer modelos para cada pauta, uma vez que seu molde for construído.
O que você precisa
- Cartolina
- Chapa aglomerada de 1,5 cm de espessura
- Madeira serrada dimensional
- Corpo do alaúde e madeira do braço
- Tampo de madeira
- Pestana
- Cavilhas
- Serra de fita
- Lima de madeira
- Lixa
- Cola de madeira
- Dois pregos
- Martelo
- Alfinetes
- Fita crepe
- Fita adesiva