Contente
Você pode construir um dique usando sacos de areia e madeira como uma forma de prevenção contra enchentes, ou criar uma área drenada de um corpo d'água existente. Diferentemente de muitos outros tipos de dique, o método do saco de areia não é caro, e não requer o aluguel de maquinaria pesada. Para diques simples em pequenos corpos hídricos (um riacho ou lagoa rasa) ou no caminho de uma possível inundação, esse método é rápido e fácil de aprender, mas requer uma quantidade considerável de exercício físico.
Instruções
Diques para proteger contra enchente (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)-
Decida onde você colocará seu dique. Tenha em mente que você deve manter uma linha reta entre as duas pontas do dique (onde ele encontra a margem) o máximo possível. Isso irá criar uma pressão homogênea sobre toda a superfície da estrutura, ao invés de concentrar a pressão da água em um ponto
-
Coloque a primeira trilha dos sacos de areia de modo que ela tenha dois sacos de comprimento, com a costura dos sacos se tocando. Pense neles como sendo duas páginas de um livro aberto, e o centro é a costura do fundo de cada saco. Por exemplo, o dique descrito irá se ajustar a um riacho de 1,20 m de altura e 2,40 m de comprimento. Se o riacho só fluir durante a enchente, coloque os sacos diretamente no leito. Se ele tiver água durante todo ano, coloque-os na água e guie-os ao afundar, alinhando-os no fundo.
-
Coloque a próxima camada em cima da primeira, com o saco alinhado entre os dois de baixo, como no padrão de tijolo. Os sacos irão tocar o fundo com o topo, conforme são empilhados.
-
Continue colocando mais três camadas de sacos duplos, alternando as direções em que eles são colocados. O primeiro terço da profundidade na água deve conter essa camada dupla de sacos alternados.
-
Empilhe uma camada de um saco em cima da camada dupla, alinhada com o centro, até que você passe 30 centímetros de altura da água existente.
-
Meça e corte as tábuas, de forma que você coloque uma a cada 1,80 metros, em um ângulo a partir do topo do muro de sacos, estendendo em direção ao chão na base do dique. Pense nisso como se fosse criar uma grade para apoio; o desejável é que o ângulo seja de forma que as tábuas apoiem os sacos. Enterre a madeira na terra com o malho e a pá. Se o chão for arenoso, coloque a tábua no final, em um ângulo oposto para fazer um apoio, e enterre as duas tábuas.
-
Coloque tábuas através da grade a cada 1,80 m, fure e prenda-as junto com os parafusos. Aperte bem. Junte as pontas da tábua as árvores ou estacas feitas de 5 por 10 cm e coloque-as bem firme no chão para fornecer mais apoio ao seu dique.
Dicas
- Para fazer o dique ainda mais forte, coloque tábuas ao longo da frente do dique, do lado a água e, enquanto você coloca as camadas, a cada terceira camada, coloque uma tábua entre os sacos. Fure e junte-as a postes com parafusos de 10 centímetro e junte a outra ponta com as tábuas em ângulo.
Aviso
- A água é mais pesada e mais forte do que a maioria das pessoas pensa - sempre verifique com um engenheiro local para se certificar que o dique que você planeja construir a partir dos sacos de areia e madeira é seguro para a água que você espera controlar para prevenir acidentes sérios e morte.
O que você precisa
- Sacos de areia
- Vigas de madeira de 5 cm de altura por 10 de largura
- Serra
- Malho
- Pá
- Furadeira
- Parafusos sextavados de 15 cm com arruela
- Chave inglesa ajustável
- Parafusos sextavados de 10 cm com arruela (opcionais)