Contente
Hipnotize os seus amigos com uma fonte de água de três andares que funciona sem baterias. Ela não apenas economiza dinheiro, como impressiona até os convidados mais espertos. As fontes que utilizam da gravidade para funcionar às vezes são chamadas de fontes mágicas, pois a maioria das pessoas não conhece a física envolvida no processo. Com duas garrafas de plástico de dois litros, tubos e água, pode-se fazer uma pequena fonte com cascatas. A maioria dos itens de que irá precisar está disponível em lojas de materiais de construção.
Instruções
Surpreenda os amigos com uma fonte que funciona sozinha (Photos.com/Photos.com/Getty Images)-
Encha duas garrafas de 2 L com três xícaras de água. Aparafuse a tampa em uma das garrafas, que será chamada de "garrafa A". Faça dois furos com a broca de 31 mm na tampa. Aparafuse a tampa na segunda garrafa com água, que será a "garrafa B". Faça dois furos de 31 mm na tampa. Utilize a furadeira elétrica para fazer os furos.
-
Corte a garrafa de 2 L restante no meio utilizando um canivete. Jogue fora a metade superior e mantenha a metade inferior, que será a "garrafa C". Faça dois furos de 21 mm no fundo dessa garrafa, próximos ao centro da base.
-
Recorte um cubo de isopor de 10 cm utilizando um canivete. Aplique supercola na superfície de cima do cubo e coloque o fundo da "garrafa B" no topo do cubo. Aplique supercola na lateral direita do cubo e coloque nela o lado esquerdo da "garrafa A". O fundo da "garrafa A" deve estar no mesmo nível do fundo do cubo de isopor. As garrafas A e B ficarão em pé lado a lado e a "garrafa B" estará 10 cm mais alta do que a "garrafa A".
-
Corte 60 cm do tubo de plástico de 3 cm de diâmetro. Insira uma extremidade do tubo através do furo esquerdo da tampa da "garrafa B". Insira a outra extremidade do tubo através do furo esquerdo do fundo da "garrafa C". O tubo deve tocar o fundo da "garrafa B" e deve se projetar 5 cm acima do fundo da "garrafa C".
-
Corte 60 cm do tubo de plástico de 3 cm de diâmetro. Insira uma extremidade do tubo através do furo direito da tampa da "garrafa A". Insira a outra extremidade do tubo através do furo direito do fundo da "garrafa C". O tubo deve tocar o fundo da "garrafa A" e deve se projetar 1,5 cm acima do fundo da "garrafa C".
-
Corte 30 cm do tubo de plástico de 3 cm de diâmetro. Insira uma extremidade do tubo através do furo direito da tampa da "garrafa B". Insira a outra extremidade do tubo através do furo esquerdo da tampa da "garrafa A". O tubo deve ficar 2,5 cm para dentro das tampas nas garrafas A e B.
-
Despeje água na "garrafa C". Ela flui para a "garrafa A". A água da "garrafa A" empurra ar e água para a "garrafa B". O ar e a água da "garrafa B" empurram ar e água de volta pelo tubo até a "garrafa C". A água jorra do tubo da "garrafa C" e forma a fonte, sendo drenada da "garrafa C" para a A, repetindo um ciclo contínuo.
Dicas
- Se os furos ou os tubos estiverem vazando, aplique selante de silicone ao redor das bordas.
O que você precisa
- 3 garrafas de plástico de 2 L
- Furadeira elétrica
- Canivete
- Broca de 31 mm
- Pedaço de isopor
- Supercola
- Tubos de plástico de 3 cm de diâmetro