Contente
Portas USB têm um limite de potência de 500mA. Embora as portas USB sejam úteis para a transferência de dados e utilização de vários dispositivos periféricos, se algum dispositivo USB tenta atrair mais do que o limite atribuído de 500mA, a porta vai registrar um pico de energia. Picos de energia podem desativar a porta USB para uso posterior e causar danos permanentes à sua placa-mãe. É importante saber como identificar e resolver picos de energia em USBs.
Instruções
Uma oscilação de energia pode desabilitar a porta USB para uso posterior (USB image by MATTHIEU FABISIAK from Fotolia.com)-
Clique em "Painel de Controle" no menu Iniciar. Clique em "Gerenciador de Dispositivos" diretamente, ou clique em "Hardware e Sons" e "Gerenciador de Dispositivos" nos itens listados. Isto irá abrir o utilitário de gerenciador de dispositivos do Windows.
-
Clique com o botão direito do mouse sobre a categoria denominada "Computador" e clique em "Verificar se há alterações de hardware." O gerenciador de dispositivos irá notificá-lo de quaisquer portas USB desativadas pela oscilação de energia. Se suas portas USB estiverem funcionando bem, você pode parar por aqui.
-
Clique na seta ao lado de "Controladores USB". Você verá uma lista de controladores USB e hubs instalados e um ponto de exclamação amarelo indicará todos os dispositivos problemáticos.
-
Clique com o botão direito do mouse no 1º dispositivo listado no título "Controladores USB" e clique em "Desinstalar" para desinstalar os drivers deste dispositivo. Repita este passo com cada dispositivo listado sob o título "Controladores USB" para desinstalar todos os controladores e portas USB.
-
Reinicie o computador e permita que o Windows automaticamente reinstale todos os dispositivos USB que anteriormente foram desinstalados. Ao desinstalar e reinstalar estes dispositivos você efetivamente restaura a usabilidade das portas USB.