Contente
Os veterinários normalmente examinam as fezes do gato como uma ferramenta de diagnóstico para determinar certas doenças. Como o corpo elimina toxinas, minerais e nutrientes, os profissionais usam uma série de testes para detectar problemas nas fezes, de acordo com os veterinários Dennis McCurnin e Joanna Bassert em "Clinical Textbook for Veterinary Technicians" ("Livro Didático para Técnicos Veterinários", em tradução livre). Saber o que procurar na caixa de areia lhe permite obter tratamento veterinário imediato se seu gato estiver doente.
Instruções
A gordura nas fezes do gato pode ser um sinal de doença hepática (Cat image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)-
Examine as fezes por consistência. As doenças gastrointestinais causam diarreia extremamente mole ou corrente. Já as fezes duras podem indicar desidratação ou megacólon, doenças que necessitam de tratamento veterinário, diz o Dr. Holly Nash, do site "Pet Education".
-
Observe a cor das fezes de seu gato. A presença de sangue aponta uma doença intestinal, enquanto fezes marrons escuras ou pretas podem ser um sinal de hemorragia interna ou doença hepática.
-
Olhe o pelo em volta do ânus do gato e observe as fezes procurando por segmentos de tênia. Segundo Dr. Nash, esses segmentos têm a aparência de grãos de arroz que se mexem, se ainda estiverem vivos. Os filhotes infestados podem apresentar vermes inteiros em suas fezes.
-
Cheire as fezes. Algumas doenças pancreáticas fazem com as gorduras não sejam absorvidas pelo corpo, produzindo fezes particularmente fedorentas, como relata o Hospital Animal de Ohio, nos Estados Unidos. As infecções intestinais geradas por bactérias, vírus ou parasitas também podem gerar fezes com mau cheiro.
Dicas
- Colete amostras de fezes em sacos de plástico ou um recipiente descartável para levar ao veterinário. Normalmente, é preciso examinar manualmente as fezes e fazer certos testes antes de se chegar a um diagnóstico e iniciar o tratamento.
Aviso
- Leve um gato com diarreia a mais de 24 horas ou fezes com variações extremas de cor ao veterinário. Esses sinais indicam doenças graves que necessitam de tratamento imediato para preservar a saúde e a vida de seu animal de estimação.