Contente
Sandálias, escaladores de playgrounds e plantas de jardim são três dos mais populares usos para velhos pneus de carros e caminhões. Os pneus são um material resistente para variadas utilidades, mas se você já tentou cortar um, sabe o quão trabalhoso essa tarefa pode ser. Os artesãos possuem algumas sugestões sobre como cortar um pneu eficientemente, se nem sempre for fácil.
Instruções
-
Corte uma seção do pneu para se trabalhar. Não se deve tentar cortar e manipular um grande e pesado de uma só vez. Evite cortar o aro interior do pneu devido à pesada fita de reforço de aço que existe lá.
-
Posicione um bloco pesado de madeira atrás do pneu onde você cortará. Marque uma linha onde se quer cortar o pneu.
-
Afie o formão e use um martelo para bater nele. Coloque o bloco sob o pneu, posicione o formão sobre a linha de corte e bata nele.
-
Trabalhe ao longo da linha de corte com o formão e o martelo até que se corte a peça do pneu.
Martelo e formão
-
Afie a ponta da faca com uma lâmina afiada. A faca é a ferramenta mais perigosa para se trabalhar com pneus.
-
Corte vagarosamente, serrando para frente e para trás. Não prenda a faca na borracha e então puxe violentamente para liberá-la. Se a lâmina se soltar, ela pode acidentalmente cortar seu dedo. Trabalhe vagarosamente, cortando um pequeno pedaço por vez.
-
Afie a lâmina novamente com frequência. A melhor lâmina para o serviço é uma que esteja bastante afiada. Mantenha a pedra de amolar por perto enquanto trabalha. Se a lâmina começar a ficar presa, amole-a novamente.
-
Apare sobras do pneu da linha de corte para evitar prender a lâmina. Uma lâmina livre é uma lâmina segura.
-
Corte pedaços de áreas grossas reforçadas ou fios de aço com uma serra tico-tico ou cortadores de fios antes de continuar com a faca
Faca
-
Corte uma seção do pneu que seja mais larga do que a peça que você cortar. Não corte a conta de vedação que percorre o aro interno. Ela contém fios pesados e pode quebrar suas serras.
-
Escolha uma lâmina para sua serra de vaivém, serra de mesa ou de fira, que corte suavemente através do pneu de borracha pesada. Lâminas menores normalmente funcionam melhor. Certifique-se de que o pneu é reforçado com fibra de vidro, pois os reforçados com aço podem quebrar suas serras.
-
Prepare a lâmina de corte vagarosamente através do material de madeira, puxando-o por trás do corte para impedir que ele prenda a lâmina. Faça cortes pequenos.
-
Corte e retire o material de sobra por trás do corte para impedir a lâmina de ficar presa. Uma lâmina livre é uma lâmina segura.
-
Interrompa o corte se a lâmina começar a prender. Faça várias passagens em cortes difíceis ou curvas pequenas no padrão, lembrando de retirar qualquer material de sobra em volta do corte. Dê para a sua lâmina bastante espaço.
Ferramentas elétricas
Dicas
- Trabalhe vagarosamente para evitar prender a lâmina.
- Corte os restos e retire da linha de corte frequentemente para evitar prender a lâmina.
- Não force os cortes. Lâminas podem saltar livremente e cortar material não intencional (ou suas mãos).
- Afie as lâminas frequentemente.
Aviso
- Use óculos e roupas de proteção.
- Evite manusear pedaços de borracha que saiam do corte — eles estarão muito quentes.
- Se a lâmina prender, desligue a serra e retire-a. Não tente puxar a lâmina se a serra ainda estiver ligada.
- Não force as lâminas, especialmente com ferramentas manuais. Elas podem escorregar e cortar você.
- Dedos são especialmente vulneráveis.
O que você precisa
- Martelo e formão afiado
- Faca de lâmina pesada muito afiada
- Serra de fita
- Serra de vaivém
- Serra de mesa
- Pneus com reforço de tecido ou fibra de vidro
- Bloco de madeira