Contente
O gênero Ficus tem mais de 800 espécies, incluindo algumas plantas comuns, tais como a seringueira, figueira chorão e figueira lyrata. Se receber luz adequada, for regado regularmente e mantido livre de pragas, seu fícus se tornará uma árvore saudável. No entanto, problemas podem ocorrer, mesmo com o melhor cuidado. Um desses problemas é a queda de folhas após elas tornarem-se marrons. Esse problema comum pode ser resolvido depois que a causa for determinada.
A queda de folha é um problema comum com plantas de ficus (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Pouca água
Árvores de fícus crescem naturalmente em regiões tropicais onde ocorrem chuva, ao invés de mudança de temperatura. Na natureza quando vem a estação seca, a árvore perde suas folhas para reter água dentro da madeira e das raízes. Dentro de casa, é fácil esquecer de regar as plantas. Quando seu fícus ressecar, as folhas começam a dourar e depois caem. Uma vez que você notar a queda de folhas, regue o fícus semanalmente para manter o solo úmido mas não molhado. Forneça grandes potes de água para as árvores o suficiente para atingir as raízes no fundo do pote.
Mudança de ambiente
Árvores de fícus também não lidam bem com mudanças. Se você mantiver sua árvore ao ar livre durante o verão para receber mais luz ou exposição ao calor e ar úmido, você observará que as folhas ficarão marrons e, em seguida, cairão quando você trazê-la de volta para dentro. Enquanto a árvore estiver em um local iluminado, quente e receber bastante água após ser movida, ela se recuperará do movimento sem mais cuidados. Isso também acontece quando você compra um fícus novo.
Minerais na água
Após molhar o ficus, a umidade viaja até o tronco para as folhas. Como parte da fotossíntese, as folhas liberam água através de em um processo chamado transpiração. As folhas transpiram apenas água, pois quando a água contém sais e minerais, esses são deixados para trás. As sobras de sais e minerais fazem as folhas queimar e ficar marrons e, eventualmente, cair. Regue o fícus por vários meses com água destilada e veja se as folhas se recuperam.
Má localização
Árvores de fícus precisam um local iluminado, mas não com luz solar direta. Eles também preferem uma área quente, livre de corrente de ar. Luz solar em excesso queima as folhas da árvore, e as fazem cair. Muita sombra faz a árvore retardar seu crescimento, também fazendo com que as folhas fiquem marrons e caiam. Se colocada em um local frio, perto de um aquecedor ou ar-condicionado, a árvore experimenta um estresse de temperatura e perde as folhas.