Contente
Pode ser difícil encontrar cortinas que caibam bem em suas janelas e combinem com a decoração da sua casa. Fazer suas próprias cortinas é mais barato que comprá-las em uma loja, e até mesmo uma costureira iniciante pode fazê-las. É possível fazer cortinas sem forro com pregas usando alguns materiais básicos. Cortinas sem forro podem ser uma opção perfeita em um banheiro ou cozinha, onde a umidade é um problema. Você só tem que escolher o tecido de sua preferência e certificar-se de que é lavável, o que facilitará a manutenção.
Instruções
Cortinas pregueadas (window curtains image by Aaron Kohr from Fotolia.com)-
Determine as dimensões do tecido, medindo a haste com o tamanho desejado usando uma fita métrica. Multiplique esse número por 2 a para possibilitar o preenchimento do espaço quando as cortinas estiverem fechadas. Por exemplo, se a janela que você está cobrindo é de 1 m de largura, multiplique por 2 para obter 2 m, que será a largura real de sua cortina. Para descobrir quantos painéis de tecido você vai precisar para a cortina, divida sua largura total pela largura da peça de tecido que você comprou. Por exemplo, se a sua peça de tecido é de 1,20 m de largura, divida 2 por 1,20, que é equivalente a 1,67, e em seguida arredonde para 2. Você vai precisar costurar dois painéis de tecido para obter a largura correta.
-
Adicione 10 cm na largura para bainhas laterais e 20 cm no comprimento medido para bainhas superiores e inferiores. Corte o tecido no tamanho apropriado com uma tesoura. Se for necessário mais de um painel de tecido para sua janela, costure os pedaços juntando-os com uma costura de 1 cm, combinando o padrão do tecido se necessário.
-
Estenda o tecido virado para baixo e dobre em uma bainha dupla de 2,5 cm em cada lado e prenda com alfinetes. Dobre uma bainha dupla de 7 cm na borda inferior e prenda também com alfinetes. Costure com a máquina todas as bainhas usando linha de cor correspondente e passe a ferro para eliminar as rugas.
-
Dobre 5 cm de tecido no lado superior e pressione a borda para baixo. Fixe a entretela pelo lado do avesso do tecido, perto da dobra superior. Vire 5 cm do tecido nas extremidades para criar uma aparência mais limpa. Alfinete os cordões no lado do avesso do tecido, 2,5 cm a partir da extremidade esquerda da entretela, que é utilizada para inserir os ganchos de cortina. Estenda a cabos em toda a orla superior do tecido para o lado direito. Os cabos devem pender livremente sobre o bordo da frente de um lado das cortinas.
-
Fixe com alfinetes um saco para acomodar os cordões, cerca de 5 cm a partir da borda externa da cortina do lado do avesso do tecido. Esta bolsa vai acomodar os cabos. Use a máquina para costurar a entretela no lugar ao longo de suas bordas superior e inferior. Costure os dois lados na mesma direção para evitar franzir. Retire todos os alfinetes.
-
Puxe os cordões que na entretela e ajuste uniformemente as pregas formadas. Dê um nó no final dos cordões e coloque-os no saco. Ponha os ganchos de cortina na entretela e pendure-os na haste.
Dicas
- Se você escolher um tecido estampado, compre mais material do que o necessário levando em conta a correspondência do padrão.
O que você precisa
- Tecido
- Linha da cor correspondente
- Haste de cortina
- Tesoura
- Alfinetes
- Fita métrica
- Ferro de passar roupa
- Entretela para cortinas
- Cordões (comprimento deve ser o dobro da largura da cortina)
- Pequeno saco para acomodar os cordões (5cm)