Contente
Para os japoneses, um casamento xintoísta e um funeral budista são o padrão e nove em cada dez funerais no japão são budistas. As crenças do budismo influenciam os costumes fúnebres japoneses, assim como as questões de espaço. As pessoas de luto geralmente cremam o falecido devido à crença budista de que o corpo retorna à terra após a morte, enquanto o espírito se move independentemente do estado do corpo.
Os japoneses geralmente enterram as cinzas dos falecidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Antes do funeral
Tradicionalmente, os membros da família lavam o corpo do falecido após a morte, mas nos tempos modernos, são os funcionários do hospital que o fazem. O filho mais velho, ou, na ausência de um filho, a filha mais velha, começa a planejar o funeral quase imediatamente após a morte com uma casa funerária. Para evitar a má sorte dos vivos, a família evitará realizar o funeral em certos dias mais adequados para ocasiões felizes, de acordo com as crenças budistas e xintoístas.
Preparação do falecido
Uma mulher japonesa, muitas vezes, será enterrada em um quimono branco, pois o branco simboliza a morte no Japão. Um homem japonês será enterrado em um terno ou um quimono. Os agentes funerários manterão o corpo preservado em gelo seco durante o período pré-funeral, podendo também aplicar maquiagem no falecido. Costuma-se incluir alguns pequenos itens preciosos e seis moedas. As moedas simbolizam o "pedágio" necessário para cruzar o Rio das Três Cruzes, o rio para a outra vida.
A sequência
Durante a cerimônia, o povo japonês tradicionalmente veste branco, embora nos tempos modernos, o costume ocidental de vestir preto tenha influenciado muitos participantes de funerais. Um sacerdote budista oferece uma oração enquanto os participantes permanecem sentados, com a família do falecido na frente. Cada familiar oferece incenso ao falecido três vezes em uma urna posta à sua frente. Os outros participantes podem oferecer incenso em urnas colocadas atrás dos bancos dos membros da família.
Tradições do luto
Antes e depois do funeral, a família sofrerá pelo falecido. Eles colocam uma lanterna branca do lado de fora de sua casa como um sinal de que eles estão de luto. A família constrói um altar em casa ou utiliza um altar já existente. Neste altar, eles colocam fotos do falecido. Mesmo muito tempo após o funeral, a família oferece incenso e orações diariamente para seus familiares falecidos.