Contente
- O que é óleo mineral?
- Onde o óleo mineral é encontrado
- Como o óleo mineral funciona
- O que é uma overdose de óleo mineral?
- A overdose de óleo mineral causa deficiência de qual nutriente?
- Reposição de eletrólitos
Muitas pessoas tiveram problemas com constipação. É uma sensação desconfortável, e o óleo mineral é usado como uma ajuda para o desconforto gástrico leve ou moderado, para a distensão e para a constipação. É um produto completamente natural, que tipicamente não causa efeitos colaterais nem causa outros problemas para o estômago. O óleo mineral, apesar de ser considerado seguro, se torna problemático se for usado em uma quantidade excessiva. Uma deficiência nutricional pode resultar da overdose de óleo mineral.
A overdose de óleo mineral causa diarreia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
O que é óleo mineral?
O óleo mineral é um produto completamente natural que, quando tomado oralmente, alivia os casos leves de constipação. Ele lubrifica os intestinos e reveste o trato intestinal para ajudar o sistema digestivo a funcionar normalmente de novo. Apesar do óleo mineral parecer com o óleo de bebê, ele deve ser ingerido e não friccionado em sua pele.
Onde o óleo mineral é encontrado
O óleo mineral é geralmente encontrado em produtos como o creme para irritações de fralda, alguns produtos cosméticos, produtos de limpeza e produtos automotivos e alimentares. Você pode comprá-lo no seu estado natural em farmácias.
Como o óleo mineral funciona
O óleo mineral funciona de duas maneiras: ele estimula os intestinos a se tornarem ativos novamente e lubrifica as fezes. É útil especialmente para pessoas que sofrem com impactação, que acontece quando as fezes ficam duras dentro do intestino, criando movimentos intestinais dolorosos. A lubrificação do intestino pode aliviar a dor e o desconforto associado com a impactação e constipação.
O que é uma overdose de óleo mineral?
Uma overdose de óleo mineral ocorre quando um excesso de óleo mineral é ingerido. Uma indicação de overdose por óleo mineral é a cólica de estômago. Pode ocorrer alguma distensão, náusea e diarreia. Se for ingerida uma quantidade extrema, uma overdose de óleo mineral pode ser perigosa à saúde.
A overdose de óleo mineral causa deficiência de qual nutriente?
Quando ocorre diarreia como consequência de uma overdose de óleo mineral, isso resulta em um desequilíbrio eletrolítico. Alguns desses eletrólitos são o sódio, cloreto e o potássio. A diarreia os elimina em grandes quantidades, e o corpo se torna desidratado. Esses nutrientes são vitais para a manutenção do funcionamento adequado do sistema, especialmente para o coração. Quando os seus níveis ficam desequilibrados, o coração pode começar a ter problemas e bater rapidamente ou de forma irregular. Para algumas pessoas, podem existir sintomas e problemas ainda piores.
Reposição de eletrólitos
Quando você tiver diarreia, reponha os seus eletrólitos. Uma forma de fazer isso é ingerir bebidas esportivas que contêm sódio, cloreto e potássio, como o Gatorade. As bebidas esportivas são cheias de eletrólitos e são produzidas para ajudar os atletas a se manterem hidratados durante seus esportes. Se a desidratação for severa, algumas vezes é necessário um acesso venoso para restaurar o equilíbrio. Se houver uma overdose de óleo mineral, é melhor você começar a repor seus eletrólitos imediatamente.