Contente
A cirrose é o estágio final de muitas doenças hepáticas que atingem os cães. É caracterizada pela presença de fibromas e cicatrizes no órgão. Qualquer doença progressiva do fígado que cause inflamação, necrose ou fibrose e não pode ser tratada com sucesso resultará na cirrose.
A cirrose hepática é fatal em cães (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Cirrose
A cirrose hepática normalmente é o resultado final da hepatite crônica idiopática. No entanto, pode se originar do acúmulo de cobre no organismo, predisposição da raça do animal, do uso de alguns medicamentos, bem como de doenças infecciosas.
Sintomas
A doença geralmente apresenta estado avançado antes de ser diagnosticada. O cão pode experienciar perda de peso, icterícia, acúmulo de líquidos no abdômen e sintomas neurológicos, como andar em círculos, demência, cegueira e coma.
Prognóstico
Não há tratamentos efetivos para a cirrose hepática. A parte afetada do fígado está morta e não pode se regenerar. No entanto, com os cuidados adequados, o cão pode sobreviver por um ano ou mais.
Tratamento
Alguns médicos veterinários tiveram sucesso com uma droga chamada colchicina, que reverte as cicatrizes no fígado e evita a formação de novo tecido cicatricial. A prescrição de uma dieta e suplementos alimentares também são utilizados para fortalecer as partes não danificadas do fígado.
Considerações
A verdadeira causa da cirrose hepática canina geralmente é indeterminada. Portanto, a doença continuará a progredir e levará o animal à morte.