Contente
Cruz, quadrado, desliza e puxa, borboleta, marinheiro, amor e espiral são apenas alguns tipos de nós usados para fazer pulseiras. Braceletes atados são feitos usando uma técnica chamada macramé. Macramé é a arte de atar para criar roupas, decoração e joias. Os tipos mais populares dessas pulseiras são a de nó quadrado; picô ou borboleta; cruzado, e a nó espiral.
Exemplo de pulseira (Joshua Koppelman Dreamstime.com)
Nó quadrado
Para fazer uma pulseira de nó quadrado, pegue dois cordões centrais - longos o suficiente para uma pulseira - e dê um nó a cerca de 1,25 cm, a partir do topo. Pegue mais dois cordões, um de cada lado dos fios centrais e faça nós soltos por todo o caminho, cruzando um por cima e o outro por baixo dos cordões do centro, então lace um através do outro para formar um nó. Repetindo isso por todo o caminho até os fios do centro, você terá como resultado nós consecutivos. No final, aperte os nós e você terá uma pulseira de nó quadrado.
Nó picô
Para esta pulseira, reveja o nó quadrado. Tome quatro pedaços de barbante ou de cordão. Os dois cordões exteriores serão para atar sobre os dois cordões de dentro. Primeiro, amarre um nó na parte superior dos dois cordões centrais. Então, faça um nó quadrado com os fios de fora mais os do centro. Deixe um espaço e faça outro nó quadrado, em seguida, empurre o segundo até o primeiro. O efeito é um nó em forma de borboleta ou picô.
Nó em cruz
Para o nó em cruz, você vai precisar de seis cordas. Amarre-as no topo. Em seguida, tome as três cordas penduradas no nó (chame-as de "cordas do lado direito") e agrupe-as para fazer um cordão mais grosso. Amarre esse cordão em torno dos outros três combinados à esquerda (chame-os de "cordas do lado esquerdo"), formando um nó. Repita. Alterne cada lado durante todo o caminho até que você tenha uma pulseira de nó cruzado.
Nó espiral
Tome cordões grandes que sejam longos o suficiente para ir ao redor do seu pulso. Duplique-os a fim de fazer quatro vertentes, e amarre o nó no topo, cerca de 1,25 cm para baixo. Coloque os fios em uma superfície plana para que possa trabalhar melhor. Pegue os dois cordões da esquerda e lace para baixo, para cima e passe, puxando apertado. Dessa forma, você fez o primeiro nó. Continue alternando ao longo de todo o caminho até que você tenha uma pulseira de nó espiral.
Em nós
Esta é apenas uma amostra dos muitos tipos diferentes de nós em pulseiras. Conforme você vai ficando mais habilidoso, você pode tentar nós mais complicados. Use, também, tecidos diferentes e adicione múltiplos cordões coloridos e miçangas. Essas pulseiras são uma ideia popular de artesanato e podem ser presentes originais e baratos.