Contente
É possível fazer novos trechos de malhas elásticas ou reparar aqueles já danificados. Pode ser um desafio costurar essas malhas, pois o tecido é feito para esticar além do formato da roupa e dar contornos. Manusear o tecido cuidadosamente e utilizar agulhas especiais de costura evitarão maiores danos. Utilize uma máquina de costura que possa dar um ponto elástico, como um em ziguezague ou pontos de bloqueio, de modo que a linha não quebre quando a peça de roupa for usada.
Instruções
Utilizar agulhas de pontas esféricas para costurar malhas elásticas não danificará o tecido (sewing machine needles image by Alison Bowden from Fotolia.com)-
Apare as fibras laçadas ou entalhadas das bordas cruas da malha elástica. Isso lhe dará uma visão clara das bordas. Se não houver nenhuma fibra enlaçada ou desgastada, você pode pular essa etapa.
-
Alinhe as bordas. Elas devem estar bem em cima umas das outras, igual à costura de qualquer tecido. Fixe-as no lugar utilizando os alfinetes de cabeça arredondada. As pontas arredondadas desses alfinetes deslizarão entre as fibras do tecido em vez de cortá-las quando as penetrar, para que o tecido não ultrapasse a costura.
-
Deslize a borda crua sob o calcador da máquina de costura. Verifique se está em um padrão de ponto elástico e abaixe o calcador.
-
Mantenha uma leve tensão sobre o tecido enquanto pressiona o pedal para não deixar a costura enrugar, mas não puxe o tecido. Se puxá-lo, fará com que a borda fique com uma aparência similar à borda ondulada de uma alface.
Dicas
- Se estiver costurando um ponto de alta tensão, como o buraco de um botão, coloque um pedaço de estabilizador ou uma interface na parte de trás do tecido, para que a área não estique para além do tecido.
O que você precisa
- Tesoura afiada
- Alfinetes retos de cabeças arredondadas
- Máquina de costurar com agulhas de pontas esféricas