Contente
Fazer novas mudas a partir de galhos é uma forma econômica de se aumentar as flores do jardim.
Instruções
Faça novas mudas a partir das plantas que já possui (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)-
Corte as pontas (incluindo a folha da ponta e a segunda e terceira folhas a partir da ponta) de plantas como monstera, judeu errante ou figueira.
-
Remova as duas folhas mais inferiores. As raízes irão formar-se nos nodos de onde as folhas foram removidas, e não a partir das folhas em si. Se deixadas no galho, as folhas podem apodrecer e estragar a água.
-
Mergulhe a ponta cortada em hormônio de enraizamento, pois ele estimula o desenvolvimento da nova raiz.
-
Coloque o galho preparado em um pequeno vaso cheio de pedrinhas ou areia úmidas. Você também pode usar perlita ou vermiculita úmidas.
-
Coloque os galhos em um local claro e quente, longe da luz direta do sol. Para aumentar a umidade enquanto as raízes crescem, coloque-os (no vaso) em um saco plástico transparente. Para evitar que o saco caia cobrindo as plantas, coloque dois ou três pauzinhos na areia para segurar o saco no lugar. Amarre o saco de uma forma um pouco solta no topo com um fio ou elástico.
-
Após as raízes se formarem, transplante os galhos para um vaso cheio de terra úmida. Puxe a planta levemente para verificar o desenvolvimento de raiz. Se ela sair da areia facilmente, não está pronta. Se houver alguma resistência, as raízes se formaram e os galhos estão prontos para serem transplantados.
-
Trate a nova planta como faria com qualquer outra. Seja mais cuidadoso com a umidade e a luz até ela ficar bem desenvolvida.
Dicas
- O galhos cortados de folhagens não devem ser mais longos do que 7 a 10 cm, a não ser que a planta seja muito grande. Pegue vários galhos para garantir que terá sucesso no plantio. As violetas podem crescer a partir de uma única folha. Remova a folha da planta, mergulhe a ponta cortada em hormônio para enraizamento, coloque o galho em areia úmida e depois transplante quando as raízes se formarem.
O que você precisa
- Tesoura de jardim
- Vasos
- Terra de plantio
- Areia
- Hormônio de enraizamento e vermiculita
- Pequenos vasos
- Fio ou arame
- Pauzinhos compridos
- Jarras
- Sacos de plástico
- Elásticos