Contente
Crie um outro mundo dentro do seu próprio quintal utilizando o seu espaço para construir um jardim japonês. Os jardins japoneses servem como santuários para recolhimento e contemplação espiritual, e portanto são naturalmente íngremes. Utilize itens naturais sortidos ao planejar seu jardim, como pedras e blocos, fontes ornamentais e árvores pequenas. Quando estiver criando seu jardim em um quintal, procure plantas pequenas, sempre que possível, para que possa plantá-las em floreiras e vasos.
Instruções
Os jardins japoneses utilizam uma estética minimalista (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Alinhe plantas e árvores japonesas, como nogueiras, cerejeiras em floração, bordo japonês, ginkgo biloba e damasco florescente, ao longo do perímetro do seu quintal. Isto ajudará a criar a ilusão de reclusão, mesmo em um espaço pequeno.
-
Incorpore uma treliça para as plantas trepadeiras, como madressilva, jasmim, a perene Clematis, hera e primaveras. Use a treliça entre as plantas maiores, ao longo do perímetro de seu quintal, se quiser adicionar a sensação de reclusão.
-
Acrescente rochas e pedras lisas de vários tamanhos ao redor de seu quintal, já que os jardins japoneses geralmente se caracterizam por muitas pedras, blocos e rochas para criar níveis de elevação. Use blocos para abrigar vasos de plantas, como pedras em vários níveis ou ainda em assentamentos ou barreiras naturais.
-
Use gramas ornamentais em um ou mais cantos do quintal, como grama de floresta japonesa ou grama de templo japonês. Acrescente plantas de cobertura, se desejável, particularmente para criar um efeito leve e natural de água-furtada, e não se preocupe se as plantas crescerem sobre as pedras de seu quintal. Algumas ideias para plantas de cobertura são: musgo-da-irlanda, agrião, camomila, violeta, erva-de-são-joão ou junípero.
-
Caso queira, acrescente outras plantas e arbustos ao redor da área destinada ao seu jardim, como azáleas, rododendros, peônia herbácea e clívia. Como está trabalhando em um quintal, procure variedades arbustivas menores que se adaptem a grandes floreiras e vasos. Disponha algumas plantas e arbustos em torno e sobre rochas e pedras, se desejável. Se estiver criando uma área de plantas ou flores de mesmo tipo, lembre-se de agrupá-las em números ímpares para evitar simetria; os princípios do jardim japonês ditam que o olho deve estar sempre se movimentando no ambiente, criando uma sensação espiritual de movimento.
-
Adicione outros elementos ao seu jardim, como estátuas de Buda, lanternas de pedra e fontes ornamentais. Ideias de fontes apropriadas para espaços incluem harpas de água ou pequenas fontes.
Dicas
- Use as plantas do bambu para dividir seções, ou plante-os em torno do perímetro do jardim.
- Macieiras, sininhos-da-neve, larício, amoreira e murta-de-crepe são plantas que podem ser utilizadas para dar uma cor de outono a seu jardim .
- Use pinheiro de casca rendilhada, salgueiro-branco, bétula e choupo-tremedor na época do inverno para manter a sazonalidade em jardim.
O que você precisa
- Árvores japonesas e plantas grandes
- Treliça
- Variedades de trepadeiras
- Rochas e pedras
- Gramas ornamentais
- Flores e arbustos japoneses
- Estátuas de Buda
- Lanternas de pedra
- Fonte ornamental