Quais são os efeitos colaterais de irrigação do cólon

Autor: Eugene Taylor
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 18 Junho 2024
Anonim
Quais são os efeitos colaterais de irrigação do cólon - Artigos
Quais são os efeitos colaterais de irrigação do cólon - Artigos

Contente

Com o passar do tempo o cólon tende a acumular matéria fecal e placa mucoide, causando o chamado cólon impactado. Isto é resultado de uma má alimentação e de um estilo de vida pouco saudável. Um cólon impactado pode ter um efeito importante sobre o corpo, causando constipação, bloqueando a absorção de nutrientes e, nos piores casos, levando ao câncer de cólon. Por essas razões, as pessoas às vezes usam irrigação para aliviar o problema. No entanto, esse procedimento pode provocar alguns efeitos colaterais.


Problemas do cólon podem ser causados por má alimentação (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Processo

A irrigação do intestino grosso, também conhecida como hidroterapia do cólon, inclui alguns passos. Um dispositivo chamado espéculo é inserido no reto, e então água morna com vários nutrientes é descarregada no intestino para desprender materiais impactados. Em seguida, o fluxo de água é revertido e o material acumulado é expelido do corpo.

Um fluxo de água é introduzido no intestino (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Infecção

Quando uma irrigação é feita, as ferramentas utilizadas precisam ser bem esterilizadas e limpas. Caso contrário, bactérias podem se instalar. Um bom exemplo disso seria o espéculo. Se ele estiver contaminado e for inserido no reto, é possível que aconteça uma infecção. Esse risco também existe se bactérias da flora intestinal forem retiradas e bactérias oportunistas se manifestarem.


A flora bacteriana é importante para o equilíbrio intestinal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Paredes do intestino

Depois de o espéculo ser inserido no reto é preciso tomar muito cuidado. Se houver atrito com a parede intestinal ou se a água for usada com muita pressão, a parede do órgão pode ser danificada e uma infecção pode ocorrer.

Danos na parede intestinal devem ser evitados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desidratação

Quando uma irrigação é feita, muitos fluídos seguem pelo corpo. Consequentemente, alguns minerais essenciais como potássio e sódio podem acabar sendo lavados, o que pode causar desidratação.


A perda de sais minerais leva à desidratação (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Alergias

As ferramentas usadas nos procedimentos de irrigação muitas vezes contêm látex, como a ponta do espéculo, por exemplo. Se você for alérgico a látex, isso pode causar uma reação. Também existe a chance de você ser alérgico a um ou mais nutrientes presentes na água.

Os nutrientes também podem ser agentes alergênicos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Efeitos

Também podem existir mais danos intestinais colaterais suaves devido à irrigação do cólon. Quando o procedimento acabar você pode sofrer um efeito desintoxicante, sentindo-se fraco e com náuseas. Isto ocorre com mais frequência se você ficar tenso durante o procedimento.

Fraqueza e náuseas são efeitos colaterais. (Creatas Images/Creatas/Getty Images)