Contente
Mesmo sendo exótica, é possível criar uma lula de forma prática em um aquário em casa. Ela precisa de aquário com manutenção constante, então é importante seguir orientações específicas para garantir que ela continuará saudável e feliz durante a sua vida em casa. Cuidar de uma lula não é tão diferente de cuidar de qualquer outro crustáceo, peixe ou cefalópode, e ela pode ser ainda mais interessante de assistir e observar durante a sua curta vida.
Instruções
Embora delicada, a lula pode ser um excelente animal para um aquário de casa (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Primeiro, conheça a espécie de lula comprada, visitando um pet shop que venda mamíferos de água salgada. Procure saber o tamanho e vida útil da sua lula para determinar o tamanho do aquário; a lula não vive bem com outros animais marinhos, portanto, é necessário ter um aquário só para uma lula.
-
Verifique a qualidade da água constantemente. Garanta que os níveis de oxigênio, sal e nitrato estejam adequados; qualquer mudança drástica pode acarretar na morte súbita da sua lula. Os níveis de oxigênio não devem ser menores que 2,5 mililitros por litro, o pH não deve ser menor que 7,5, a salinidade deve ficar entre 32‰ e 38‰ e o nitrato não deve passar de 100 ppm. Inclua um filtro motorizado ou um recipiente para mover a água de forma eficiente.
-
Sempre deixe a tampa do aquário fechada; as lulas são inteligentes e podem escapar. Use fita adesiva ou pesos para segurar a tampa no local. Além disso, não esqueça de cobrir todas as entradas para filtros de energia ou outro tipo de equipamento de aquário que a lula possa usar como esconderijo.
-
Alimente-a a cada dois dias, e, como os alimentos vivos são melhores para a lula, talvez seja necessário criar um aquário separado com os alimentos para ela. Garanta que a tampa nesse aquário também fique bem presa.
-
Não provoque a lula para que ela saia do esconderijo e você possa observá-la; esses animais são tímidos e qualquer tentativa dessa natureza causará estresse, problema que pode levar à morte prematura.
Dicas
- As lulas não precisam de iluminação especial, mas, para vê-las melhor, é possível instalar uma ou duas lâmpadas fluorescentes.
Aviso
- Não tente criar uma lula de estimação em um aquário antes de pesquisar o suficiente sobre as espécies, alimentação e cuidados com esse animal.
O que você precisa
- Aquário caseiro preparado com água salgada; o tamanho variará dependendo do cefalópode.
- Cascalhos, conchas e frascos de vidro para servirem como esconderijo para a lula.
- Alimentos vivos, como pequenos peixes, camarões ou crustáceos.