Contente
Se você está promovendo o próximo show de sua banda, seu novo negócio ou convidando sua vizinhança para uma festa, nada melhor do que um panfleto chamativo para dar o recado. Você não precisa ser um mestre em arte para conseguir um resultado que chame a atenção. Se prestar atenção aos bons princípios do design, criará peças que vão se destacar no contexto.
Instruções
Crie panfletos chamativos-
Escolha o seu meio artístico, que será determinado pela sua audiência e orçamento. Se o dinheiro é pouco, uma pintura a mão ou fotocopiadora para design de colagens será o suficiente. Se está cortejando clientes superiores para um novo negócio, programas de computador de design, como Adobe ou InDesign, são ótimos para criar o visual certo.
-
Determine o conceito criativo ou ideia que está tentando passar ao vender. Pense nas informações importantes e use imagens chamativas para combinar. Por exemplo, usar a foto de um comediante local combaterá a tendência de sintonizar imagens que pareçam similares e que pouco se destacam -- um fenômeno chamado “poster blindness” (pôster cego).
-
Siga o método jornalístico “cinco W e um H” de apresentação de informação -- significando quem (Who), o quê (What), quando (When), onde (Where), por quê (Why) e como (How). Guarde os menores detalhes para pequenas publicações ou deixe-os de fora. Caso contrário, ninguém lerá seu panfleto.
-
Faça a primeira linha valer a pena, uma vez que a maioria das pessoas não lerá além disso. Evite pieguices, termos mal definidos, como, por exemplo, convidar as pessoas para “o show mais ousado da redondeza”. Estude tipos similares de panfletos se você se sentir sem inspiração.
Escolha seu meio artístico
-
Recorte letras aleatórias e imagens da mídia impressa, como revistas e jornais, para criar o estilo “notas de resgate” -- que é uma base da abordagem básica. Cole ou use fita adesiva em cada elemento sobre o papel. Use canetas hidrográficas ou marcadores mágicos para desenhar logos, desenhos ou bordões para aumentar o design.
-
Desenvolva leiautes básicos com os programas Adobe, InDesign ou Photoshop para criar um visual profissional. Usando a ferramenta relevante, desenhe caixas individuais para colocar suas fotos e textos sobre o design do leiaute. Preencha os detalhes à medida que avança, tais como as cores, tamanho de fontes e destaques.
-
Escolha fotos do arquivo de imagens do seu computador que queira usar. Clique na imagem e, então, arraste e coloque na caixa de fotos do seu leiaute. Corte e escolha o tamanho da foto até ficar satisfeito. Para fotos não digitalizadas, precisará de um scanner para executar essas funções.
-
Escolha papéis de cores claras para fazer frases e slogans se destacarem com mais eficácia. Evite papéis com design excessivo, que significa um olhar mais desordenado. Use fonte em negrito para enfatizar palavras e frases que precisam de destaques.
-
Faça um teste de impressão do seu panfleto. Prenda-o na parede e veja como ele parece à distância. Tenha a oportunidade de corrigir sua cópia e verifique novamente as palavras ou frases que ainda precisam ser enfatizadas. Não deixe seu panfleto sair enquanto não estiver feliz com o resultado final.
Crie um visual memorável
Dicas
- Não use mais de uma ou duas fontes na sua versão final. Isso evita desafiar a visão das pessoas enquanto estão tentando ler seu panfleto.
- Use o design, mas não exagere. Nunca perca de vista sua meta, que é falar para as pessoas o que está acontecendo e por que elas deveriam estar interessadas.
Aviso
- Não exagere com a forma e número de cópias. Uma simples colagem pode ser reproduzida na loja de cópias local, enquanto um design muito elaborado pode depender de uma impressão de maior qualidade que será mais cara.
- Se você usa um pacote de clip-art para fotos, verifique sua fonte. Não pegue as imagens de alguém, pois poderá se tornar responsável por usar direitos autorais de outro.
O que você precisa
- Programas de computador de design
- Fotografias digitais
- Canetas hidrográficas
- Cola
- Marcadores mágicos
- Fotocopiadora
- Impressora
- Revista aleatória, jornal ou imagens de propagandas (para panfletos de colagem)
- Scanner (para fotos não digitalizadas)
- Fita adesiva