Contente
Também chamada de quadradinho da vovó, essa é uma técnica de fazer quadrados de crochê. Se você nunca fez um desses, dê uma olhada em uma figura - a maioria dos quadradinhos são feitos de pontos básicos que você já sabe, como ponto corrente, ponto alto ou até ponto alto triplo. Todos os quadradinhos seguem um padrão que se repete. Como são pequenos, podem ser carregados - você pode fazê-los em qualquer lugar.
Instruções
Faça vários quadradinhos da vovó para uma manta ou uma bolsa (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)-
Faça um nó corrediço com um fio de lã, passe sua agulha por dentro dele, e puxe a ponta do nó para que ele se prenda em volta do pescoço da agulha.
-
Faça uma corrente base com seis pontos corrente e junte o último ponto ao primeiro, com um arremate, para formar um anel. Mova o marcador de pontos a cada etapa.
-
Faça mais três pontos corrente - essa é sua corrente de virada. Passe o ponto para o outro lado e insira a agulha no centro do anel. Prenda a linha que está solta para que você não precise trançá-la depois. Faça mais dois pontos altos. Essa é sua primeira conchinha de ponto alto.
-
Acorrente dois pontos, depois faça mais mais três pontos altos no anel central. Repita isso mais duas vezes para completar o primeiro ciclo do quadradinho da vovó. Os dois pontos formam as quinas do quadrado.
-
Junte o último ponto alto da última conchinha com a primeira, usando um laço corrediço. Procure a ponta da primeira corrente e insira a agulha, unindo esses dois pontos com o ponto arremate. Aperte o fio e corte-o, deixando uma ponta de 10 centímetros. Insira o marcador de pontos para lembrar onde você fez o ponto de arremate.
-
Junte o segundo fio (de cor diferente) a um dos espaços da segunda corrente - qualquer um serve. Faça três pontos corrente para seu primeiro ponto alto no mesmo espaço da corrente dois. Faça mais dois pontos altos, dois pontos correntes (para os cantos) e mais três pontos altos.
-
Faça um ponto corrente. Faça três altos, dois corrente e três altos para a próxima quina. Pule a conchinha do ciclo anterior. Repita esse processo duas vezes e junte a última conchinha com a primeira corrente da série inicial com um ponto arremate.
-
Una a primeira cor com qualquer espaço da primeira corrente do segundo círculo. Faça três pontos corrente para o primeiro alto, depois mais dois altos para o mesmo espaço. Faça um correte, depois faça três altos, faça dois corrente, e faça mais três altos no espaço da quina da segunda corrente. Faça um ponto corrente. Faça três altos no espaço da primeira corrente e faça um ponto corrente. Faça três altos, dois corrente e faça mais três altos na quina da segundo corrente. Faça mais um ponto corrente e repita um sequencia de três altos para completar a terceira etapa.
Dicas
- Com cada etapa sucessiva, adicione mais uma conchinha de ponto alto de cada lado, o que fará os quadradinhos crescerem igualmente.
- Use essa fórmula para cada etapa: três pontos altos e um ponto corrente em cada primeira corrente. Para cada espaço ou quina da segunda corrente, três pontos altos, depois dois pontos corrente, três altos, depois um ponto corrente.
- Pratique fazer os quadradinhos até que você se sinta confortável com o processo. Use esses quadradinhos em um projeto futuro.
O que você precisa
- Duas cores de fio de lã médio, um mais claro e um mais escuro
- Agulha de crochê de 4,25 mm
- Marcador de pontos
- Tesoura