Contente
Para manter suas malhas com aparência boa pelo maior tempo possível, você deve tomar precauções especiais quando lavar, guardar e qualquer outro cuidado com suas peças. Blusas não podem ser lavadas, secas e penduradas para o armazenamento da mesma maneira como uma camisa feita de uma mistura de sintéticos ou de algodão.
Suéteres precisam de cuidados especiais para continuarem com um bom aspecto. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Armazenamento
Traças e mariposas, larvas de besouro de tapete são atraídas para malhas que estão guardadas. Se você notar qualquer casca marrom em torno de seus suéteres, suas malhas podem estar em risco. Para reduzir a chance de ataque de insetos, guarde seus itens em caixas fechadas ou sacos para manter os insetos fora. Certifique-se de lavar cuidadosamente suas roupas de malha e garantir que estejam secas antes de guardá-las, para evitar o acúmulo de umidade. Além disso, esteja ciente de que o esticamento das malhas pode fazer seus ombros cederem ou ficarem distorcidos, por isso quando ela não estiver em uso, dobrá-la e guardá-la em uma gaveta será benéfico para sua vida longa.
Lavagem
Fricção e calor podem fazer a roupa de malha sentir, por isso é muito importante estar consciente do material de sua roupa de malha para que você possa limpá-la adequadamente. A maneira mais delicada para lavar roupas de malha é a mão usando água morna. Você deve evitar água quente a todo custo, independente do método de lavagem que você usa.
Sempre use uma escova macia ou detergente próprio para malhas, e quando lavar a mão, você nunca deve esfregar e apenas pressionar o tecido e apertar suavemente para escorrer a água, lave periodicamente com água morna. Se você optar pela lavagem na máquina, escolha o ciclo de lavagem leve e lave em água fria. Sempre coloque esticada para secar para evitar o encolhimento ou perda da forma do item.
Passar a malha
Embora passar não deva ser necessário se você colocar a peça esticada para secar logo após a lavagem, se você deseja remover uma ruga suave, um ferro a vapor é o mais apropriado. Se você optar por passar sua malhas, você deve certificar-se de usar um vapor agradável e úmido antes de passar o ferro quente pela malha. Passar malhas a seco aumenta o risco de queimá-las.
Outras dicas
Se sua lã é um pouco mal cheirosa ou mofada, deixe-a pegar um pouco de ar por algumas horas estendendo a roupa ao ar livre para se livrar dos odores. Além disso, se você puder, descanse suas roupas de malha pelo menos 24 horas entre um uso e outro, pois isso permite que as fibras esticadas voltem ao normal e preservem a sua resistência natural. Por fim, trate manchas imediatamente com água fria e seque com um pano limpo.