Contente
Os jumentos são membros da família dos equinos, como os cavalos, zebras e mulas. Você pode alimentá-los com uma dieta similar a dos cavalos mas em menor quantidade e consistindo de capim de baixa proteína. Os jumentos metabolizam seus alimentos muito eficientemente e podem ser superalimentados muito facilmente. O termo usado para essa utilização de eficiência do alimento é "animal fácil de alimentar". No entanto, não se deixe levar por esse termo. Você deve ter cuidado ao determinar quando e quanto alimentar seu jumento.
Os jumentos são fáceis de alimentar, mas requerem cuidados (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Pastagem
Os jumentos podem alimentar-se no pasto, contanto que ele não seja opulento e viçoso. Capins de pasto de baixa qualidade são adequados. Os jumentos têm baixos requerimentos de energia e facilmente comerão além da conta em um pasto muito fértil. A obesidade é uma preocupação, pois uma vez que o jumento fica obeso, provavelmente nunca conseguirá voltar ao normal. Quando os jumentos terminarem com o pasto, alimente-os com feno e grãos suplementares.
Feno
Um bom capim de feno é adequado para os jumentos. As vagens de alta proteína e alfafa não são recomendados pela mesma razão do pasto muito viçoso não ser bom para eles. Eles são propensos à obesidade e irão ter problemas no casco se você os alimentar com capim de alta proteína. Esse problema é chamado de laminite, que é uma condição que afeta os cascos dos equinos.
Grãos e minerais
Se o pasto já foi comido e o feno não estiver disponível, alimente seu jumento com uma comida para cavalos com razão de 10 ou 12 porcento de proteína. Se você tiver que dar grãos ao jumento, não use alimento de gado ou ovelha que contenham monensina sódica, pois ela pode ser fatal para os equinos.
Você deve também dar ao jumento blocos de sal e de minerais, junto com sua alimentação regular. Esses são feitos para suplementar a dieta do jumento. O jumento lamberá o bloco e ingerirá os minerais.
Quantidade
Quanto de feno e grãos dar ao jumento dependerá muito do tamanho e condição do corpo do animal. De acordo com o Ministério de Agricultura e Alimentos e Negócios Rurais de Ontario, Canadá, o total de ingestão seca de feno e grãos deve ser cerca de 2 porcento do peso corporal para manutenção como regra de ouro. Para um jumento de 270 quilos, isso deve ser algo em torno de 1/3 de fardo de feno por dia.