Contente
O pé de carambola, muitas vezes chamada também de fruta-estrela, cresce a uma altura de 6,7 a 10 metros. A árvore tropical ou subtropical foi introduzida na Flórida pela primeira vez 100 anos atrás, vinda do sudeste da Ásia. Ela é cultivada comercialmente para a produção dos frutos na Flórida e no Havaí.
A fruta da carambola tem de 10 a 12,5 centímetros de comprimento (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Necessidades de temperatura
A carambola cresce mais quando a temperatura fica entre 20 e 35°C durante todo o ano. A árvore parará de crescer se for submetida a temperaturas abaixo de 18°C e prefere condições de solo úmido, além de não tolerar bem a aridez, de forma que sofrerá queda ou curvamento das folhas.
Considerações
A árvore não tolera condições salgadas, além de não crescer bem em áreas que possui muito vento, pois ela pode tombar. Porém, o pé de carambola aguenta enchentes de dois a dez dias sem sofrer danos.
Advertência
A árvore produz as melhores frutas quando recebe muita luz solar e não tolera um solo com pH acima de 7. A carambola pode desenvolver deficiências de magnésio, ferro e manganês. Se isso ocorrer, o tamanho das folhas será bastante reduzido e elas podem ficar brancas, esverdeadas, amareladas ou completamente amarelas.
Exigências de plantação e cuidados
Dê um espaço de 6 a 9 metros para o pé de carambola crescer. Plante-o em um solo com pH entre 4.5 e 7 para otimizar o crescimento. Fertilize as árvores maduras de quatro a seis vezes por ano e borrife manganês, zinco e ferro nas folhas seis vezes por ano. A árvore deve ser podada desde cedo.