Contente
A cúrcuma é uma especiaria popular em diversas cozinhas étnicas e também usada como aditivo em vários condimentos e alimentos preparados. É uma parente do gengibre. Este tempero amarelo vivo é feito através da coleta dos rizomas e raízes da planta de açafrão, fervidos, secos, e moídos até se tornarem pó. Pode ser encontrado fresco nas lojas, mas o uso da variedade preparada é mais comum na culinária.
Cúrcuma é mais comumente utilizado seco e em pó (green lentils, mung beans & turmeric image by monamakela.com from Fotolia.com)
Cozinha indiana
Conhecido como "haldi" na Índia, a cúrcuma tem sido usada por mais de 4000 anos e é encontrada em praticamente todas as receitas indianas. É um componente básico de curry em pó, dando a cor amarela viva a ele; é encontrado em molhos, bem como outros pratos de carne e vegetais, como dal, curry de lentinhas vermelhas e sopa mulligatawny.
Outras cozinhas
Na China a cúrcuma é conhecida como "jiang huang", e é fundamental na utilização para tratamentos na medicina chinesa, bem como um tempero essencial em sua culinária. A cúrcuma também é usada livremente em cozinhas indonésias e tailandesas, muitas vezes combinadas com leite de coco em peixes e outros curries; é um tempero fundamental na cozinha do Marrocos, onde é usado em carnes, vegetais e pratos com cuscuz.
Cúrcuma como aditivo alimentar
A cúrcuma também é muito popular como aditivo alimentar, principalmente pela cor amarela que dá à comida. O amarelo vivo, cor de mostarda, vem do açafrão e o tempero também é frequentemente adicionado a sopas secas, embaladas para dar-lhes uma aparência mais substanciosa. Uma combinação de açafrão e urucum frequentemente usada para colorir produtos lácteos, como manteiga, queijo e iogurte.
Cozinhando com cúrcuma
Enquanto a cúrcuma fresca tem um sabor picante semelhante ao do gengibre, ela em pó é mais suave, com um sabor levemente amadeirado, herbáceo. Se você deseja adicioná-la ao seu repertório na cozinha, ela combina muito bem com legumes, carnes e peixes. Aqueça um pouco de óleo e adicione 1/2 colher de chá ou mais de açafrão. Mexa até que a mistura fique perfumada. Adicione couve-flor ou sua seleção de legumes, carne ou peixe e refogue. Faça um dal simples, um prato de legumes indiano, ao aferventar lentilhas vermelhas em um caldo de água e cúrcuma e adicione alguns aromas, como o cominho, cebola picada e alho. Sirva assim que a mistura engrossar. Se a receita leva açafrão devido a sua cor amarela, a cúrcuma é um substituto muito mais barato.