Cuidados com hamsters idosos

Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 10 Agosto 2021
Data De Atualização: 19 Dezembro 2024
Anonim
Velhice em hamsters - Cuidados com hamsters idosos
Vídeo: Velhice em hamsters - Cuidados com hamsters idosos

Contente

Hamsters são os animais de estimação preferidos por muitas crianças por causa de seu comportamento e afeto enérgicos. Todavia, hamsters envelhecerão e se tornarão menos ágeis. Há muitos sinais de envelhecimento e maneiras de cuidar de um hamster mais velho.


Hamsters são os animais de estimação preferidos por muitas crianças (hamster russe perle image by Eric Isselée from Fotolia.com)

Sinais de envelhecimento

De acordo com hamstercentral.com, a expectativa de vida de um hamster é, em média, de três anos, e muitos destes animais começam a mostrar sinais de envelhecimento com um ano e meio de idade. Fêmeas com crias vivem mais que as que não têm filhotes. Indicativos de que seu hamster está desacelerando são: passam a usar menos a roda de metal da gaiola, a comer menos e a dormir mais. Em algumas espécies, o pêlo passa a apresentar matizes prateadas ou torna-se cinza. Intensa perda de pêlos também pode ocorrer. A diminuição do apetite resultará em perda de peso e piora na mobilidade e visão.

Mantendo-o ativo

Se você notar que seu hamster está menos ativo com a idade, é possível passar mais tempo com ele fora da gaiola. Da melhor forma possível, encoraje-o a explorar um novo ambiente. A curiosidade pelo entorno diferente pode estimular seu hamster a investigá-lo e a exercitar-se. Mais movimentos estimularão o metabolismo de seu bichinho e tornarão o processo de envelhecimento menos doloroso. Você também pode colocar diferentes brinquedos na gaiola para o hamster os investigar e brincar com eles.


Caso você perceba limitação no uso das patas traseiras, coloque uma nova roda em sua gaiola, mais baixa e de mais fácil acesso. Se há tubos e estruturas altas na gaiola, remova-as para eliminar o risco do animalzinho cair.

Mantendo seu apetite

Com o envelhecimento do hamster, dê atenção especial aos seus dentes. Os dentes do hamster continuam crescendo ao longo da vida, mas com a idade o hamster come e rói menos. Assim, seus dentes podem ficar grandes demais. Se você notar que os dentes superiores estão cobrindo os inferiores, será necessário levar o animal ao veterinário para lixá-los. Se seu hamster se recusar a comer, será necessário introduzir uma dieta leve. Hamstercental.com recomenda mistura de farinha de aveia e purê de legumes.