Por que a Harley é chamada de Fat Boy?

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 22 Setembro 2021
Data De Atualização: 19 Junho 2024
Anonim
Por que a Harley é chamada de Fat Boy? - Artigos
Por que a Harley é chamada de Fat Boy? - Artigos

Contente

Antes da primeira motocicleta Harley Davidson "Fat Boy" (garoto gordo) sair da linha de montagem em York, na Pensilvânia, em 1990, surgia um boato dizendo que seu nome e seus fãs tiveram uma péssima atitude em relação à concorrência estrangeira.


Motociclistas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A escolha do nome

De acordo com o ilustre historiador da Harley Davidson, Martin Jack Rosenblum, o nome "Fat Boy" surgiu de uma sessão de debate de ideias feita com funcionários da empresa. A moto tinha uma "aparência maciça" e o nome foi uma "maneira poética de descrever sua enormidade". De 1979 a 1982, a Harley Davidson fabricou uma moto com um nome similar: a "Fat Bob".

O boato

De acordo com algumas pessoas, o nome "Fat Boy" é uma suposta combinação entre "Little Boy" e "Fat Man", nomes das bombas atômicas Americanas jogadas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, pondo um fim à Segunda Guerra Mundial.

Passado

A "Fat Boy" entrou no mercado numa época em que a Harley Davidson enfrentava uma forte concorrência dos rivais japoneses. O patriotismo falava alto entre os fiéis proprietários da Harley. O estilo retrô satisfazia um gosto crescente por designs de motocicletas nostálgicos.


Detalhes

Os que acreditam na história das bombas apontam o aparecimento da primeira "Fat Boy" -- que possuía tanque e para-lamas prateados, acabamento em amarelo e um logo em forma de asas -- como uma alusão a um emblema de piloto. O bombardeiro B29 Enola Gay que jogou a bomba "Little Boy" em Hiroshima era uma avião prata com hélices negras de pontas amarelas.

A testemunha

Dizer que a "Fat Boy" foi projetada para desrespeitar os concorrentes japoneses é uma dessas lendas urbanas completamente falsas. Quando essa lenda veio à tona todos (na empresa) ficaram chocados, completa Rosenblum.