Contente
Demência senil, uma doença cerebral incurável, afeta o pensamento, memória, comunicação e comportamento. Por causa das mudanças no cérebro associadas à essa condição, cuidar destes idosos apresenta muitos desafios. Seja bem-sucedido com conhecimento, paciência, planejamento e flexibilidade.
Instruções
Tenha paciência e sabedoria para cuidar de um idoso com demência senil (Creatas Images/Creatas/Getty Images)-
Saiba tudo o que puder sobre a demência senil e o idoso também.
-
Estabeleça uma rotina, pois quem tem demência senil responde melhor se fizer as coisas na mesma hora todos os dias. Como cada pessoa é diferente, o tempo para fazer as tarefas diárias também varia. A observação determina a melhor forma de organizar uma agenda.
-
Mantenha objetos potencialmente perigosos e frágeis fora do alcance de um sofredor de demência.
-
Console a pessoa com demência senil, ajudando-a a lidar com os desafios do dia a dia de não se lembrar das coisas.
-
Desenvolva uma atitude positiva tendo um sistema de apoio para que, quando a prestação de cuidados for esmagadora, você tenha pessoas para ajudá-lo.
-
Participe de um grupo de apoio local ou se torne um membro de um grupo online.
-
Aprenda a comunicar-se, por dividir as tarefas em pequenos passos e falando em frases curtas e simples. Se tiver que repetir alguma coisa, diga da mesma forma ou mais simples.
-
Lide com problemas de conduta através da observação cuidadosa de causas para os comportamentos indesejados. Não encare a agressão contra você como algo pessoal. É a doença, e não o idoso.
-
Ofereça refeições e lanches saudáveis. Permita que a pessoa tenha a oportunidade de ajudar no planejamento e preparar as refeições simples e lanches. Mantenha as coisas simples. Para muitos esta é uma atividade importante.
-
Envolva as pessoas com demência senil em outras atividades significativas. Faça-os frequentar uma creche de adultos ou dê estimulação social, mental e física o dia todo. Idosos envolvidos em atividades significativas durante o dia dormem melhor à noite e têm uma taxa mais lenta de declínio mental e físico.
-
Desfrute da companhia da pessoa idosa com demência senil. Ela pode não ser a mesma pessoa que você conheceu, mas ele ainda precisa, de fato prospera, de contato humano. Seja solidário, atencioso e acolhedor, não importa as circunstâncias.
Dicas
- Seja gentil.
- Concentre-se nas habilidades que o idoso com demência senil ainda tem.
- Dê tempo suficiente para uma resposta.
- Siga o fluxo.
- Entre na realidade da pessoa idosa.
- Sorria e ria muito.
Aviso
- Nunca discuta
- Nunca estoure de raiva ou frustração