Contente
A Spirulina platensis, uma alga azul microscópica (cianofícea) conhecida por seu elevado teor proteico, pode ser cultivada tanto em média e larga escalas quanto para consumo pessoal. Cultivada desde o século XIII, cresce em água salobra e atinge pleno desenvolvimento em aproximadamente quatro meses. Quando não se desenvolve direito, deve ser tratada com carbonato de sódio, sal, cal ou outras substâncias. Está pronta para a colheita logo após atingir a maturidade e, depois de seca, é usada no preparo de comida ou como suplemento alimentar.
Instruções
Algas cultivadas eram parte essencial da alimentação azteca (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Separe uma área de sua propriedade que receba luz solar ao longo do dia. Cave um buraco no chão que seja um pouco maior que a circunferência e profundidade de seu vaso e insira-o em seu interior com a abertura virada para cima. Preencha agora com terra o vão entre vaso e solo e assente-a.
-
Aplique uma camada de 2,5 cm de adubo de biogás no fundo do vaso. Adicione em seguida um grama de sal marinho para cada 13 litros de água a ser armazenada e misture tudo com a colher de madeira.
-
Espalhe a cultura de microalgas no composto, encha o vaso com água potável e mexa em seguida.
-
Deixe a mistura descansar durante a noite.
-
Mexa o composto quatro vezes por dia por durante quatro dias.
-
A cor verde escuro da composição anuncia a melhor hora para a colheita. Faça-a com o pano de coalho, para retirar as algas do vaso e drená-las. Deixe-as secar à sombra, em seguida.
Dicas
- Espere mais um dia para a colheita, caso as algas não tenham absorvido muito a luz do sol.
O que você precisa
- Pá
- Vaso de barro grande (com capacidade para cerca de 40 litros)
- Sal marinho
- Adubo de biogás
- Colher de madeira
- Cultura de Spirulina
- Pano de coalho