Contente
Se você tem um border collie, então já notou o instinto inato para pastoreio que essa raça possui, decorrente de mais de 200 anos atrás. O instinto do border collie de guiar um grupo é tão forte que os cães tendem a fazer isso com tudo, inclusive crianças, o que às vezes faz com que esta raça seja incompatível para famílias com crianças pequenas. Uma maneira de agradar um border collie é deixar que o cão trabalhe com um rebanho de ovelhas, o que também ajuda a liberar energia acumulada do animal.
Instruções
Border collies possuem um forte instinto de pastoreio (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
Introduza comandos no treinamento do seu cão. Comandos como junto, vir e sentar vêm a calhar ao usar seu border collie para o pastoreio. Se seu cão já sabe esses comandos, pratique fazê-los à distância. Comece pedindo o border collie para sentar-se ou deitar-se a alguns passos de distância. Em seguida, aumente a distância gradualmente.
-
Selecione o tipo certo de ovelhas para o pastoreio. Para um border collie inexperiente, você precisa de raças de temperamento calmo, que não irão confrontar ou fugir de seu cão. Isso ajuda seu animal a ganhar confiança à medida que ele aprende sobre pastoreio.
Selecione ovelhas com temperamento calmo para seu border collie (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images) -
Coloque as ovelhas em um redondel. Coloque uma coleira de guia comprida no cão e apresente-o para as ovelhas do lado de fora. Avalie como ele reage às ovelhas. Deixe que seu border collie se acostume com as ovelhas antes de prosseguir para a próxima etapa.
-
Retire a guia comprida e apresente seu border collie às ovelhas dentro do redondel quando você decidir que é seguro prosseguir. O instinto de pastoreio geralmente entra em ação imediatamente. Normalmente esse comportamento é instintivo e aprendido no momento.
-
Use sua voz para ensinar ao seu border collie o que você espera dele. Por exemplo, se ele está vindo no seu lado das ovelhas, no sentido horário, mostre seu desagrado andando em direção a ele usando o comando''longe'' com um tom de voz ríspido. O comando "longe" é utilizado para mover o cão no sentido anti-horário, longe do treinador. Se seu cão está do outro lado das ovelhas no sentido horário, torne sua voz suave e agradável, já que é isso que você quer.
-
Observe o pastoreio do border collie e corrija comportamentos indesejados. Um comportamento que você não quer ver é o cão mordendo as ovelhas ou agarrando sua lã. Uma vocalização dura, usando um tom ríspido, desencoraja esse comportamento, mas você deve ser extremamente cuidadoso para corrigir seu cão imediatamente. Repreenda-o um segundo mais tarde e ele pode pensar que a punição é para outra coisa.
-
Aprenda a controlar seu border collie. Como esta raça tende a ser de trabalhadores apaixonados, alguns têm dificuldade em desacelerar ou parar quando o trabalho acaba. É preciso ensiná-lo a deitar-se. Comece passeando com seu cão na coleira, perto da ovelha, e pedindo-lhe para deitar-se. Se ele se recusar, então ele está muito focado na ovelha. Fique a uma distância das ovelhas onde seu cão prestará mais atenção em você e gradualmente aproxime-se da ovelha.
-
Ensine o comando "pronto". Este comando de pastoreio ensina seu cão a parar de trabalhar e vir imediatamente para você. É basicamente a versão pastoreio do comando ''vir". Sempre cumprimente seu cão entusiasticamente quando ele vem para você e para elogiar um trabalho bem feito.
Dicas
- Certifique-se que seu border collie aprenda a guiar as ovelhas tanto no sentido horário como no anti-horário.
Aviso
- Uma introdução inadequada às ovelhas pode impressionar negativamente seu border collie e criar barreiras no treinamento.
- Não fique com raiva ou frustrado com seu cão ou você pode confundi-lo e assustá-lo.
O que você precisa
- Redondel
- Linha longa
- Coleira