Contente
Uma parte importante de ciências no ensino fundamental é aprender sobre o processo de crescimento das plantas. Algumas coisas são mais fáceis de aprender colocadas em prática, principalmente para estudantes que aprendem melhor visualmente. Cultivar uma batata asterix como experimento científico é uma boa maneira de dar aos alunos uma experiência prática com o processo de crescimento de plantas, para testemunharem o progresso da planta em seus estágios de crescimento.
Instruções
Os alunos podem plantar uma batata a partir de outra (Seiya Kawamoto/Lifesize/Getty Images)-
Escolha uma batata asterix com muitos brotos em sua superfície.
-
Finque quatro palitos na batata, colocando-os em lados opostos uns dos outros, para que a batata fique cheia de palitos em torno.
-
Encha o copo de plástico até a metade com água.
-
Coloque a batata no copo para que os palitos se prendam na borda do copo e impeçam a batata de tocar o fundo do copo. A batata ainda deverá tocar a água, mas sem ficar submersa.
-
Coloque o copo de batata em um local ensolarado.
-
Anote observações diárias em um caderno. Anote quaisquer alterações, como novos crescimentos e a taxa de crescimento.
-
Conclua o projeto quando a parte superior da batata rachar e um broto começar a emergir. Neste ponto, os alunos poderão remover os palitos da batata, retirá-la do copo cuidadosamente para não danificar a raiz, e plantá-la em um vaso com solo fértil. Este passo é opcional e cabe ao professor.
Dicas
- Os alunos podem experimentar o processo de cultivo de batata adicionando sal ou açúcar à água e comparando o crescimento das batatas em água pura, com açúcar e salgada.
O que você precisa
- Batata asterix
- Copo descartável
- Palitos de dente
- Água
- Caderno
- Solo fértil (opcional)
- Vaso (opcional)