Como cultivar a fruta-do-dragão

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 4 Setembro 2021
Data De Atualização: 7 Poderia 2024
Anonim
Como cultivar a fruta-do-dragão - Artigos
Como cultivar a fruta-do-dragão - Artigos

Contente

A fruta-do-dragão, ou pitaia, é uma boa opção de cultivo para quem vive numa região tropical. A planta se desenvolve com rapidez na maioria dos solos e as frutas podem ser colhidas dentro de um ano. Uma pequena área com apenas cinco plantas maduras é capaz de produzir mais de 450 kg de fruta por ano, o suficiente para uma família vender, trocar ou doar. Certamente sua produção pode ser otimizada se você tiver tempo e espaço, mas talvez seja preciso verificar a regulamentação local para poder dar início ao negócio.


Instruções

É fácil manter uma pequena área de cultivo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Prepare o terreno afofando o solo, removendo pedras e mato e posicionando uma treliça forte, ou mais de uma. Se quiser mais de uma fileira, mantenha entre elas uma distância de 4 a 5 m. Numa pequena área, faça o preparo manualmente com ferramentas básicas de jardinagem, como uma pá e um garfo de jardim.

  2. Corte ou compre mudas de pitaia em número suficiente para plantar a cada 1 ou 1,5 m. Tenha algumas mudas sobressalentes. Se for tirar mudas de alguma planta, corte talos de 25 a 40 cm, fazendo um corte diagonal na sua base. Tire mudas de duas ou mais plantas geneticamente diferentes a fim de assegurar a fertilização e a produção de frutos. Alguns tipos de pitaia não se autopolinizam. Deixe os talos secarem por cerca de uma semana.


  3. Enfie os talos no solo e regue até que o chão fique úmido. Plante as mudas que sobrarem em vasos para servirem de reposição caso alguma delas morra.

  4. Comece a adubar quando surgir algum crescimento significativo, em geral num período de 4 a 6 semanas. Use, aproximadamente, 0,5 kg de fertilizante genérico para cada 4 plantas. Adube a cada dois meses durante o tempo de crescimento. Opções orgânicas, como compostos ou esterco, são uma boa alternativa, mas também podem ser acrescentados ao fertilizante químico. Certifique-se, porém, de que essas substâncias não toquem a base das plantas.

  5. Regue a base das plantas a cada 2 ou 3 dias, com água suficiente até umedecer o solo, principalmente depois da florada. Um período de estiagem talvez seja necessário para induzir a florada, mas depois disso as pitaias precisam de muita água para otimizar a produção de frutos.


Dicas

  • As pitaias podem sofrer danos em temperaturas acima de 37 ºC ou abaixo de zero. A temperatura ideal parece situar-se na faixa entre 18 e 25 ºC. Plante quando as temperaturas forem moderadas e assim permaneçam por vários meses, em geral no começo da primavera, para que as plantas vinguem.

Aviso

  • As pitaias crescem com rapidez e ganham bastante volume. Se nenhuma poda for feita, à certa altura haverá um excesso de talos, reduzindo a penetração da luz, o que prejudicará a produção de frutos. Além disso, o volume excessivo de talos pode aumentar a incidência de insetos e doenças nas plantas. A poda deve priorizar a remoção dos talos danificados, doentes, mortos e aqueles que cheguem ao chão. As podas podem ser necessárias de uma a três vezes ao ano e são importantes para a florada e o crescimento de novos talos.

O que você precisa

  • Ferramentas de jardinagem
  • Treliça
  • Faca
  • Mudas de pitaia
  • Fertilizante
  • Equipamento de rega