Contente
- Papéis em família
- Religião
- Feriados
- Direitos iguais
- Comidas, bebidas e vida noturna
- Vestimenta
- Flamenco e touradas
O povo espanhol tem um estilo de vida mais desacelerado e tranquilo do que muitos outros no mundo, mas isto só acontece por que eles trabalham duro para se dar direito a esse descanso. A Espanha é um país moderno, mas muitas das tradições antigas ainda se mantêm.
Roupa tradicional de uma dançarina de flamenco. (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
Papéis em família
A família estendida é tão importante quanto a central para muitos espanhóis. Ela proporciona apoio social e financeiro, embora seja hoje bem menos comum a eles participar dos negócios de família do que era antigamente. Nos dias de hoje, as taxas de natalidade na Espanha estão mais baixas, e os laços familiares se enfraqueceram com o tempo.
Religião
A maioria dos espanhóis é praticante do catolicismo romano, contando com a participação de 94% da população. Muitos feriados espanhóis têm origens religiosas e a Semana Santa, por exemplo, é marcada por procissões por todo o país com muitos dos participantes caminhando descalços e usando chapéus pontudos pretos como penitência.
Feriados
O Natal é uma comemoração importante na Espanha, celebrado em três partes: a Véspera de Natal, Dia de Natal e Dia dos Três Reis. Antes que as festividades natalinas tomem lugar, o governo faz um sorteio da loteria conhecido como El Gordo (literalmente, "o gordo"), no qual se anuncia milhares de ganhadores todo ano. Durante o Natal, os espanhóis visitam a igreja com frequência, e a Missa do Galo no Natal é muito popular.
O festival de San Fermín é conhecido mundialmente como a "corrida dos touros". Esse festival, que começa anualmente em Pamplona, no dia 6 de julho, tem uma história que se perdeu com o passar dos anos. O evento se inicia no dia 7 e segue por todas as manhãs até o dia 14, e os visitantes podem ficar atrás de cercas ao longo da rota ou até mesmo participar da corrida.
Direitos iguais
A Espanha costumava operar sob a cultura de dominância masculina, ou machismo. Recentemente, o país tem se tornado mais igualitário, com mulheres presentes em instituições de ensino superior e na força de trabalho. O país também tem mais direitos de igualdade para homossexuais, incluindo a legalização do casamento gay.
Comidas, bebidas e vida noturna
Os espanhóis gostam de um tipo de comida chamada tapas, que são pequenas porções de aperitivos, e muitos espanhóis pulam em uma noite de um bar de tapas a outro. Uma saída noturna, em muitas vezes, começa com "el paseo", que é uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Espanhóis gostam de café e água mineral, e frutos do mar têm papel importante nos pratos espanhóis, assim como o presunto Serrano.
Vestimenta
A maior parte dos espanhóis tem um gosto moderno para se vestir, embora algumas das aldeias menores possam reprovar roupas curtas ou justas demais. Espanhóis mais velhos mantêm hábitos de vestir mais conservadores. Ao vestir roupas mais tradicionais da Espanha em feriados, casamentos ou festivais religiosos, muitas mulheres usam um pente ornamental conhecido como "La Peineta". Estes pentes muitas vezes seguram um longo véu.
Flamenco e touradas
A dança flamenca é parte da cultura espanhola desde o século 16, originária dos ciganos da região Andalucia. Dançarinos de flamenco, em sua maioria mulheres, dançam vestindo roupas de cores fortes, com babados que se movem enquanto rodam e dançam com a música flamenca tradicional. Muitas vezes, a música e a dança flamencas são passadas de geração em geração na família.
A tourada, embora controversa, permanece sendo uma tradição espanhola desde os tempos antigos. Os espanhóis referem-se a essa tradição como "Fiesta Nacional", ou o esporte nacional. Cada tourada é conhecida como uma "corrida". Muitas regiões da Espanha fazem touradas para plateias semanalmente.