Contente
- Pele sensível favorece o eczema
- Pele mais resistente favorece a psoríase
- Eczema pode ser úmido
- Psoríase pode ser prateada
- Psoríase causa depressões nas unhas
Eczema e psoríase muitas vezes são confundidos pela tendência a compartilhar sintomas semelhantes. Contudo, ambos também têm sintomas exclusivos, o que não dificulta tanto fazer um diagnóstico, como se poderia pensar. Segue-se um resumo dos aspectos do eczema e da psoríase, para que você possa distingui-los com facilidade.
Eczema e psoríase muitas vezes são confundidos por terem alguns sintomas semelhantes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Pele sensível favorece o eczema
O eczema aparece muito mais em áreas sensíveis e tenras do que a psoríase. As costas e os joelhos são favoráveis, bem como a parte interna dos cotovelos e braços. Também são alvos primários as axilas e área inguinal. Enquanto o eczema pode aparecer em qualquer parte, é improvável que a psoríase apareça nessas áreas sensíveis.
Pele mais resistente favorece a psoríase
A psoríase tende a aparecer na pele resistente em áreas onde a pele é mais espessa, como joelhos e cotovelos. Pode ainda aparecer no dorso do pescoço ou coxas. A psoríase pode surgir quase em qualquer lugar do corpo, mas deve-se estar atento às áreas em que a pele é mais grossa.
Eczema pode ser úmido
O eczema causa pele seca, pruriginosa e descamativa, certamente, mas também pode causar lesões cheias de líquido ou se tornar infectada com pus. Essas lesões muitas vezes se assemelham a vesículas e podem exsudar. As mãos e os pés são particularmente sujeitos a essa versão úmida de eczema. Em contrapartida, a psoríase não pode produzir lesões úmidas.
Psoríase pode ser prateada
A psoríase tem a capacidade única de dar à pele uma aparência prateada. Essas escamas prateadas serão muito ressecadas e pruriginosas e, na realidade, são células mortas que estão soltas na pele inflamada. Depois de algum tempo, essas escamas prateadas caem, mas geralmente o ciclo é repetitivo. O eczema não tem aparência prateada, de maneira alguma, mas sim sua aparência é avermelhada.
Psoríase causa depressões nas unhas
Psoríase e eczema podem aparecer nas mãos. Todavia, somente a psoríase pode causar uma afecção conhecida como "depressão nas unhas". Quando presente na pele em torno das unhas, a psoríase também pode afetar as próprias unhas, deixando-as com depressões. Ocorrem alterações nas unhas como eczema e surtos fúngicos, mas a aparência da afecção não é a mesma da psoríase.