Contente
Falar em público é muito intimidante para algumas pessoas. É importante chamar a atenção do público de imediato e isso é possível através do tipo certo de saudação. As primeiras impressões são sempre importantes, mais particularmente para falar em público. Cumprimentar o seu público da maneira correta prende a atenção e os mantém interessados durante a sua apresentação.
Instruções
Sorrir para o público durante toda a apresentação é importante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Caminhe com confiança para o pódio ou outra área onde você fará o discurso. Mesmo se estiver muito nervoso, a sua linguagem corporal não deve demonstrar.
-
Aprenda tudo sobre o assunto sobre o qual você falará, especialmente se há uma seção de perguntas e respostas no final de sua apresentação. Isso lhe dará confiança ao longo da apresentação.
-
Anote as palavras-chave importantes, faça anotações nos cartões ou em um papel e enumere-os na ordem correta. Isso permitirá que você os organize rapidamente, caso os deixe cair acidentalmente. Nunca leia diretamente a partir de uma folha de papel, a menos que você esteja citando um poema, um artigo ou algo mais literal.
-
Olhe diretamente para o público quando estiver no pódio. Olhe para as suas anotações apenas quando necessário.
-
Pesquise o tipo de público. Se você estiver falando com um grupo de alunos na escola, um grupo de mães solteiras ou com uma sala cheia de empresários, é importante basear a sua saudação e fala na idade, sexo, gênero e diferenças culturais. As afiliações políticas e a ocasião são outras características a considerar.
-
Sorria para o público quando você cumprimentá-los e em outras vezes durante o discurso. Não espere que eles sorriam para você ou fique desapontado se não o fizerem. Pessoas em uma audiência tendem a se sentir anônimas, especialmente se for uma grande multidão. Olhe diretamente acima das cabeças dos membros da audiência se estiver nervoso demais para olhá-los nos olhos, pois eles não saberão que você não está olhando diretamente para eles.
-
Cumprimente a platéia dizendo: "Bom dia, senhoras e senhores", ou alguma outra saudação apropriada para a situação. Se for um grupo de crianças do ensino fundamental, você pode dizer: "Olá, pessoal", ou alguma outra saudação apropriada para a idade e assunto.
-
Apresente-se para o público dizendo o seu nome e as suas qualificações para falar sobre o assunto. Esse passo não é necessário se alguém já o apresentou e deu as suas qualificações. Caso contrário, apresente um pequeno resumo, não deixe o público entediado com um longo discurso de por que você é a pessoa perfeita para falar com eles sobre o assunto.
-
Agradeça a pessoa ou grupo durante sua saudação por convidá-lo a falar.
-
Reconheça que você é um amador falando em público, ou que está nervoso. Isso cria a empatia do público. Conte uma piada leve ou repita uma história engraçada que diz respeito ao assunto, se você se sentir à vontade fazendo esse tipo de comédia. Se a piada não conseguir trazer risos, isso pode minar a sua confiança.
-
Apresente o tema e a que o seu discurso se refere, em seguida, avance para educar, inspirar, persuadir ou motivar as pessoas com ele.
Dicas
- Pratique seu discurso na frente de um espelho, com a família ou amigos, para ganhar confiança antes de apresentá-lo.
- Pergunte a um amigo, ou um colega de trabalho que te apoie, onde ele estará sentado. Nos momentos em que estiver mais nervoso, você pode olhar para ele em busca de um sorriso encorajador.
- Evite falar com uma voz monótona. Flutue os seus tons para reter a atenção do público.
O que você precisa
- Cartões para palavras-chave