Contente
A íris é a parte do olho que tem cor. Com a hiperpigmentação da íris, as manchas nos olhos começam a mudar de cor, tornando-se especialmente visíveis ao refletir a luz. Existem duas causas de hiperpigmentação da íris em felinos - melanose e melanoma da íris.
Melanose da íris
A melanose da íris é geralmente uma condição benigna, que pode causar manchas de descoloração em toda o íris de um olho, embora, algumas vezes, afete ambos os olhos.
Melanoma da íris
O melanoma da íris é causado por uma lesão maligna que cresce sobre o olho e bloqueia a difusão da luz.
Sinais
A melanose da íris normalmente não distorce a superfície do olho, mas o melanoma de íris, tende a formar uma protuberância que incha sob a superfície do olho.
Tratamentos
A melanose da íris geralmente é deixada sem tratamento, a menos que provoque o glaucoma secundário, que é um aumento na pressão intra-ocular. O glaucoma seria tratado com acompanhamento e medicação. O melanoma da íris geralmente requer a remoção do tumor e, algumas vezes vezes, o olho, se o câncer for muito agressivo.
Uveíte
A uveíte é uma inflamação no fornecimento de sangue do olho, e a uveíte crônica às vezes pode imitar os sinais de hiperpigmentação da íris.