Contente
O processo de cura serve para prolongar a validade da carne de porco, adicionando a ela conservantes como sal, nitrato de potássio, açúcar e outros condimentos. As soluções de cura seca e molhada são possíveis, mas o método mais utilizado é uma cura molhada em uma solução de salmoura, de acordo com o Food Safety and Inspection Service of the United States Department of Agriculture (Serviço de inspeção de comidas do Departamento de Agricultura dos EUA). A cura em salmoura também pode incluir aromatizantes de defumação.
Instruções
A carne de porco é curada para prolongar sua validade (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)-
Encha um recipiente grande o bastante para conter a carne de porco e a solução de salmoura com 10 L de água da torneira.
-
Acrescente o sal e o açúcar na água e misture. Amasse as folhas de louro e adicione-as na solução, junto com o resto de seus temperos.
-
Coloque a carne de porco no recipiente, com um prato ou uma tampa em cima, para manter a carne afundada. Deixe o porco refrigerado nessa solução pelo menos cinco dias. Remova-o do recipiente e bata nele levemente para secar.
Dicas
- Você pode assar, grelhar ou fazer cortes da carne que tenha sido curada dessa forma.
- Você pode adicionar salsa ou alho picado para dar mais sabor, se preferir.
O que você precisa
- Uma xícara de sal
- 3/4 de xícara de açúcar
- Duas folhas de louro
- Um punhado de pimenta em grão
- Seis bagas de pimenta malagueta
- Duas pimentas de chili secas
- Três dentes de alho descascados
- Uma colher de sopa de tomilho seco
- 1,5 kg de carne de porco