Contente
Rendas e bordados são enfeites de tecido. Adicionam mais visual e dimensão a roupas, lençóis e outros projetos de costura. No entanto, costurar rendas e bordados é muito diferente. Saber a diferença básica entre rendas e bordados pode ajudar a decidir qual usar.
Pode-se utilizar renda para obter transparência (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Renda definida
Renda é um tecido vazado. Pode-se encobrir os furos com costura ou com trançado, para criar um padrão desejado. Pode-se tecer rendas em linhas estreitas, como fitas, ou mais largas, como tecido. Por se tratar de uma peça separada de tecido, você deve costurá-la nele.
Bordados definidos
Bordado é o processo de costurar com linhas uma peça sobre um tecido ou de criar um desenho. Pode-se bordar tanto à mão ou com máquina. Pontos da máquina são tipicamente mais estreitos e são úteis para a realização de um padrão final mais elaborado. Bordado é recomendado para pregas, para criar diferentes estilos, ou em uma peça plana de tecido, para criar bordas ou uma imagem. Desde que o bordado seja direto na roupa, não será necessário outro acessório.
Tipos de rendas
Pode-se usar vários tipos de rendas ao longo de uma peça de roupa. Rendas industrializadas são mais fáceis de encontrar. Máquinas podem replicar qualquer estilo de rendas; rendas feitas em máquinas são vendidas por um custo bem menor do que rendas artesanais. Exemplos de rendas artesanais são rendas de agulha, cutwork, renda de bilro, renda de fita, renda laçada, rendas de crochê, renda irlandesa, rendas guipure e malha.
Tipos de bordados
Pode-se adquirir bordados com uma máquina de costura especializada que utiliza software de computador para converter imagens em costura. Ela é geralmente útil para logotipos, monogramas de anúncios, uniformes de empresas em casacos e até para presentes. Máquinas de bordar também são usadas para criar padrões complexos. Técnicas de costura à mão incluem ponto-cruz, costura em cetim, entre outros.