Contente
Um sensor de rotação pode fazer seu carro "morrer" ou não conseguir dar a partida, mesmo que o motor esteja funcionando normalmente. Ele passa informações para a central de injeção quanto à rotação do motor e a posição dos cilindros e do virabrequim. Ele é fundamental para o controle da ignição, para a sincronização do motor e para a injeção eletrônica. Sua falha é causada por alguns problemas comuns.
Um veículo que usa ignição sem distribuidor não funciona com defeito no sensor de rotação (engine image by peter Hires Images from Fotolia.com)
Deslizamento do virabrequim
Este problema ocorre quando o virabrequim começa a deslizar para o lado da correia do motor. Geralmente é causado por desgaste no rolamento principal de aceleração. Depois de um tempo, a nova posição do virabrequim faz que a fina placa de metal que o liga ao sensor bata em um lado deste último a cada giro do motor ou da correia. Você ouvirá um som de clique conforme a correia girar. O sensor se desgastará ou quebrará completamente. Se o veículo parecer que está funcionando bem, mas o motor morre de repente, este deve ser o problema.
Calor excessivo
O calor excessivo pode causas diversos problemas em um motor. Caso ele esteja produzindo calor demais, devido a lubrificação ruim, problemas de ventilação ou de radiador, a temperatura poderá sair do nível normal e pode até derreter ou rachar o invólucro plástico do sensor de rotação. Neste caso, o carro não ligará, pois o sensor não enviará as informações do virabrequim para a central.
Chicote defeituoso
O chicote é o problema mais comum do sensor do virabrequim. Ele pode se danificar por tensão incorreta ou por problemas de aterramento e de circuito de retorno. Fios soltos, óleo e detritos podem desgastar o chicote, causando uma alteração da tensão ou desgastar a fiação em si. O sensor pode começar a apresentar problemas intermitentes, permitindo que o carro ligue, mas acabe morrendo.
Danos na correia dentada
Se a correia dentada for danificada em uma colisão ou arrebentar devido a desgaste regular, ela pode enrolar-se no virabrequim e danificar diversas peças e sensores. O sensor pode ter sido acertado pela correia quando ela estourou, danificando o chicote e o sensor em si. Apesar de você ter trocado a correia, o sensor pode ainda estar danificado e o veículo pode ligar, mas morrer após alguns minutos.