Contente
A quimioterapia é usada para ajudar a diminuir o crescimento de tumores, melhorar a qualidade de vida e diminuir a proliferação de um tumor no seu cão. Os medicamentos usados na quimioterapia devem matar as células cancerígenas, e no processo, às vezes podem danificar o DNA de uma célula. Esse tratamento não consegue diferenciar entre células malignas e células normais de câncer. Como resultado, há efeitos colaterais destas substâncias que salvam vidas, incluindo danos aos nervos do seu cão.
Há opções disponíveis para repelir os danos aos nervos do seu cão resultantes da quimioterapia (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)
Neuropatia
A neuropatia, de acordo com o website Caring.com, é o dano ao nervo periférico tanto em humanos quanto em cães. Muitos dos medicamentos da quimioterapia são tóxicos às células nervosas saudáveis, pois eles retiram o revestimento externo de vários nervos no corpo. Os resultados dos danos aos nervos causados por alguns desses medicamentos são a dormência, fraqueza, dor, formigamento e uma sensação diminuída de toque.
Cisplatina e carboplatina
O website CaniceCancerAwareness.org documenta o uso de vários medicamentos comuns na quimioterapia e seus efeitos colaterais, incluindo a cisplatina e a carboplatina. Ambos os medicamentos têm efeitos colaterais semelhantes, incluindo danos aos nervos (fraqueza no neurônio motor inferior) das patas traseiras de cães. A cisplatina pode ser tóxica a células nervosas.
Vincristina
De acordo com o website Petplace.com, a vincristina é usada para tratar cânceres malignos dos sistemas linfático e sanguíneo, e trata distúrbios plaquetários imunomediados. A vincristina tem muitos efeitos colaterais, incluindo um efeito danoso ao sistema nervoso, que resulta em fraqueza, colapsos e convulsões.
L-asparaginase
A L-asparaginase tem um efeito colateral adverso na doença hepática, que pode, geralmente, causar danos neurológicos ao nervo também.
Prevenção/Solução
Há várias neurotrofinas, que podem ser usadas como um protetor neuropático contra os efeitos colaterais da cisplatina, da L-asparaginase e outros agentes da quimioterapia que danificam os nervos. Se seu cão estiver fazendo um tratamento de quimioterapia, fale com o oncologista veterinário sobre os medicamentos disponíveis, os efeitos colaterais e se o uso de uma neurotrofina pode ajudar a repelir quaisquer efeitos colaterais que causem danos aos nervos. Algumas neurotrofinas disponíveis são a amifostina, a glutationa e a prosaptida. Muitas neurotrofinas ainda estão em fase de testes, mas os oncologistas poderão te aconselhar quanto à melhor terapia médica para o seu cão.