Contente
- Duas semanas antes do parto
- De 12 a 24 horas antes do parto
- Menos de 12 horas antes do parto
- Durante o parto
É útil saber por quais sinais procurar quando você está ansiosamente esperando sua vaca parir. Nem todas as vacas reagem da mesma maneira em relação ao parto, mas a maioria apresenta sintomas similares. Durante um parto saudável, a vaca deve ser capaz de parir sozinha, sem intervenção humana. Se você não tem certeza, contate seu veterinário para conseguir conselhos ou assistência.
A maioria das vacas é capaz de parir sem assistência humana (Ralf Nau/Lifesize/Getty Images)
Duas semanas antes do parto
Quando a vaca estiver a mais ou menos duas semanas do parto, você verá que o úbere do animal começa a se encher. A vulva da vaca irá se relaxar e começar a expandir. Talvez você também veja o tampão mucoso começar a ser expelido.
De 12 a 24 horas antes do parto
Os ligamentos pélvicos da vaca vão começar a relaxar e a ficar flácidos. A vaca pode também se separar do rebanho. Vacas são animais sociáveis e, quando começam a se isolar, há uma grande chance do parto estar próximo.
Menos de 12 horas antes do parto
A vaca aumentará seu isolamento. Você também começará a notar que ela sofre de algum desconforto. Isso poderá ser notado a partir do agitamento da cauda e do desferimento de coices. Ela também pode andar em círculos na tentativa de se sentir mais confortável.
Durante o parto
Quando sua vaca começar a entrar em trabalho de parto, você verá um aumento dos sinais de desconforto - como bater as patas - e mais liberação de muco. Ao longo do processo de parto haverá um aumento das contrações. A bolsa d'água sairá para fora e possivelmente se romperá.