Contente
O pinho se adapta bem à pintura de mogno. Ambas as madeiras têm padrões semelhantes, sendo que pinheiros têm uma cor ligeiramente âmbar que se combinam aos tons avermelhados do mogno. Se o pinho for refletir o padrão de grãos diretamente do mogno, é possível dar um acabamento à madeira para que ela se assemelhe ao mogno ainda mais. Depois de ter definido a cor, é possível aplicar um verniz de brilho médio que combine com o tom, sem criar muito brilho ou um acabamento monótono.
Instruções
O mogno tem um tom avermelhado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Lixe o pinho cuidadosamente com um bloco de mão e uma lixa número 100. A madeira deve parecer homogênea, mas não polida. Segure a madeira contra a luz. Se ela refletir é porque ela ainda está brilhante demais. Lixe mais profundamente até que ela reflita a luz e fique com uma superfície branca, âmbar e opaca.
-
Molhe um pano em uma lata aberta de tinta de mogno. Aplique o pano úmido no pinho e espalhe o líquido usando movimentos circulares. Quando o pano ficar sem produto, mergulhe-o novamente. Aplique uma camada uniforme de tinta na madeira, enxugando o excesso do produto que ficar. Deixe secar de acordo com as instruções na lata.
-
Borrife uma camada fina de verniz na madeira. Molhe a superfície, mas não deixe que muito verniz se acumule. Deixe secar por 30 minutos.
-
Lixe a superfície envernizada com a lixa 180 na palma de sua mão, até que se tenha criado uma substância branca em pó na superfície da madeira. Não remova esse resíduo.
-
Borrife outra camada fina de verniz sobre a madeira. Deixe secar por 30 minutos.
Dicas
- Para obter uma cor de mogno mais forte, aplique outra camada do pigmento antes de envernizar. Para um acabamento mais profundo, aplique quatro camadas de verniz.
- É possível usar o pigmento de mogno baseado em óleo, se desejar, mas ele demora até 72 horas para secar.
Aviso
- Sempre use máscara de proteção quando for trabalhar com produtos de acabamento.
O que você precisa
- Bloco de lixa
- Lixa número 100
- Pano
- Laca Aerosol 370 g
- Lixa número 180