Contente
- Instruções
- Denunciar alguém que está invadindo sua privacidade física
- Denunciar alguém que está invadindo a sua privacidade eletrônica
- Aviso
Se a sua privacidade estiver sendo invadida, saiba que é comum ficar hesitante em denunciar devido ao sentimento de vulnerabilidade ou até de constrangimento. Mas não esqueça que a invasão de privacidade é crime e deve ser tratada como tal. Essas invasões podem ir desde uma questão inofensiva a um problema devastador, mas independentemente do grau de severidade, a melhor coisa a se fazer é denunciar este ato às autoridades competentes.
Instruções
Denuncie qualquer invasão de privacidade (stay out image by pix29 from Fotolia.com)-
Abandone o local o mais rápido possível se a sua segurança estiver sendo ameaçada.
-
Ligue para a polícia imediatamente. A invasão de privacidade é crime e, quanto mais cedo a polícia estiver envolvida, maior será a chance de resolver com êxito o problema.
-
Tome nota, se possível, das características físicas (altura, peso, idade, vestimenta etc) da pessoa em questão. Qualquer descrição ajudará a ação da polícia.
Denunciar alguém que está invadindo sua privacidade física
-
Verifique a gravidade do prejuízo. Em casos de roubo de identidade, contate imediatamente todas as agências de crédito e descubra a dimensão do dano. Alerte a fraude em todos os registros de crédito.
-
Mude todas as senhas imediatamente. Também é aconselhável mandar a todos da sua lista de endereços um e-mail informando que você foi vítima de um roubo de identidade.
-
Feche todas as contas que você desconfia terem sido adulteradas. Ao abrir novas contas, escolha novos números de PIN e senhas.
-
Faça uma denúncia à Comissão Federal do Comércio para auxiliar as autoridades policiais na detenção de qualquer indivíduo que tente usar suas informações ilegalmente.
-
Contate a polícia e faça a denúncia sobre a pessoa que está invadindo a sua privacidade.
Denunciar alguém que está invadindo a sua privacidade eletrônica
Aviso
- Em alguns raros casos, a polícia poderá não querer registrar a denúncia. Continue firme e, se houver resistência, exija falar com o chefe da divisão de fraudes e, se necessário, com o chefe de polícia.