Contente
Mergulhar uma moeda velha de cobre em suco de limão faz com que ela pareça nova. O suco remove a camada de óxido de cobre. Adicionar sal ao suco limpará a moeda ainda mais efetivamente. Esse experimento é uma maneira simples de demonstrar alguns princípios científicos básicos sobre oxidação e reações químicas para as crianças.
Limpe moedas de cobre mergulhando-as em suco de limão (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Como limpar uma moeda
Coloque a moeda em um copo ou tigela que não sejam reativos. Cubra-a com cerca de 2cm de suco de limão (tanto o fresco espremido, quanto o engarrafado podem ser usados). Espere 5 minutos e depois retire a moeda do suco. Quanto mais tempo ela ficar mergulhada na solução, mais limpa ficará. Limpe-a com um papel toalha branco. Qualquer camada de sujeira restante, que é na verdade óxido de cobre, irá sair como uma mancha laranja no papel toalha, deixando a moeda limpa e brilhante.
Óxido de cobre
Mesmo que a camada de uma moeda escura pareça sujeira, ela na verdade é um composto químico denominado óxido de cobre. O cobre das moedas reage com o oxigênio no ar para criar este novo composto. A quantidade de óxido de cobre nas moedas depende da forma como elas foram guardadas, qual a idade delas e o quanto de cobre há em sua composição. Moedas feitas entre 1962 e 1982 funcionam bem para esse experimento, já que elas contém 95% de cobre e tem sido circuladas por tempo suficiente para acumularem uma camada desse composto.
Ácido cítrico
Uma solução de ácido enfraquece as ligações formadas entre os átomos de cobre e oxigênio que formam o óxido de cobre. O ácido cítrico, presente no suco de limão, é um ácido fraco que quebrará essas ligações. O experimento pode ser repetido com outros ácidos, como o vinagre. O ácido fosfórico, encontrado em alguns refrigerantes, também dissolve óxido de cobre.
Adição de sal
A efetividade do suco de limão em dissolver as ligações pode ser melhorada ao acrescentando sal. Ao adicionar sal de mesa ou cloreto de sódio ao suco, cria-se uma reação química que aumenta o número de íons de hidrogênio livres na solução. Essa ionização aumentada melhora a força do ácido, permitindo que ele remova o óxido de cobre de forma mais rápida e completa do que aconteceria com o suco de limão sozinho.