Contente
Não desafinar enquanto canta não é uma tarefa fácil para muitos cantores. Antes que um cantor possa ser afinado, ele primeiro precisa ouvir como soa cantar desafinado. Se você nunca aprendeu a diferença entre um tom que está sustenido ou bemol, então, será impossível saber se você está cantando no tom. Existem bons exercícios que podem ajudar a desenvolver o tom e a afinação.
Instruções
Cantar afinado requer afinar os ouvidos para ouvir tons (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)-
Toque um tom no piano que seja confortável para você cantar no meio da sua extensão. Enquanto estiver aprendendo a cantar afinado, você deve evitar cantar nas extremidades do seu alcance, pois o processo se torna mais difícil.
-
Tente cantar a mesma nota que está sendo tocada. Depois, tente abaixar o tom de sua voz para que fique um pouco abaixo do tom do piano. Talvez você precise pressionar a tecla do piano repetidamente durante esse processo. Repare que, quando você fica um pouco abaixo do tom, há frequências de interferência entre sua voz e o piano. Se não puder ouvir essas interferências continue praticando até conseguir.
-
Suba o tom um pouco acima da nota do piano. Repare como frequências de interferência começam a reaparecer quanto mais você se afasta da nota do piano. É assim que você sabe que está cantando em sustenido. Pratique esse exercício por 5 minutos todos os dias para melhorar sua afinação.
-
Toque no piano a música que você está tendo dificuldade. Tente afinar cada nota da música. Usando um piano para obter o tom certo, você estará aprendendo a ficar afinado enquanto canta.
Dicas
- Pratique diariamente. Geralmente são necessárias várias tentativas para um artista acertar a música. São os artistas que praticam consistentemente que obtêm sucesso.
O que você precisa
- Piano