Contente
Normalmente, caminhões e carros grandes com motores potentes possuem tração traseira. Carros pequenos e econômicos são comumente equipados com tração dianteira. Mas você não precisa adivinhar qual a configuração do seu carro, você pode verificar.
Instruções
Descubra qual o tipo de tração que seu carro possui (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)-
Entenda que tração dianteira significa que a potência do motor é direcionada para as rodas dianteiras; tração traseira significa que a potência do motor é direcionada para as rodas traseiras. Na configuração quatro por quatro (4x4) ou "tração integral" (AWD - all-wheel drive) todas as rodas recebem a potência do motor.
-
Abra o capô.
-
Encontre a frente do motor. A frente do motor é sempre a parte onde as correias estão localizadas.
-
Olhe se a frente do motor está próxima ao para-lama (lateral do carro). Se sim, seu carro possui tração dianteira.
-
Verifique se a frente do motor está próxima ao radiador e a grade (frente do carro). Se sim, seu carro possui tração traseira.
-
Olhe embaixo do carro próximo as rodas. Se houver um eixo com uma proteção de borracha (chamado de homocinética) ligada as rodas, o carro tem tração dianteira.
-
Olhe embaixo do carro entre as rodas traseiras. Se visualizar uma peça grande de metal parecida com uma abóbora (chamada de diferencial) com um eixo de cada lado, o carro tem tração traseira.
-
Verifique tanto a posição do motor com capô aberto quanto a posição dos eixos embaixo do carro, pois nem todos os carros seguem as regras para a posição do motor e tração traseira ou dianteira (veja a seção de Dicas abaixo para exemplos de carros com configurações variadas).
Dicas
- Existem alguns carros com configurações atípicas. Alguns Toyota Tercels têm as correias na frente do motor, mas possuem tração dianteira. Para ter certeza, verifique os eixos. A Saab coloca o motor para trás, então as correias ficam na parte de trás do compartimento do motor. O clássico, refrigerado a ar, Volkswagen Fusca, tem o motor na parte de trás e a potência vai direto para as rodas traseiras, embora o "design" geral do carro seja mais parecido com um carro de tração dianteira.